Meteorologia

  • 28 JANEIRO 2021
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 16º

Edição

Bundesbank prevê aumento de falências de empresas na Alemanha

O Bundesbank espera um aumento das falências de empresas na Alemanha durante a pandemia da covid-19 e defende que é necessário estar preparado.

Bundesbank prevê aumento de falências de empresas na Alemanha
Notícias ao Minuto

12:21 - 13/10/20 por Lusa

Economia Covid-19

A presidente do Bundesbank, Claudia Buch, afirmou ao apresentar o Relatório de Estabilidade Financeira 2020 que a pandemia criou "o maior colapso económico da Alemanha" nas últimas décadas.

Os Governos e bancos centrais de todo o mundo tomaram extensas medidas para estabilizar a economia, os mercados de trabalho e os mercados financeiros.

"O sistema financeiro alemão provou ser estável" e cumpriu as suas principais funções durante a pandemia, acredita Buch.

Até agora, os efeitos da crise não se refletiram num aumento das insolvências de empresas na Alemanha, devido às medidas governamentais adotadas para mitigar a crise, como por exemplo a suspensão temporária da obrigação de declarar a insolvência.

Mas o Bundesbank prevê que as falências das empresas e as saídas de mercado irão aumentar no decurso da pandemia, ajustamentos que são semelhantes aos verificados no passado, e por isso apela aos bancos para que preparem e utilizem os seus amortecedores de capital para mitigar o impacto na concessão de empréstimos.

O banco central alemão antecipa mesmo um cenário de aumento acentuado de falências e incumprimentos de pagamento de créditos associados, que terá consequências nos rácios de capital dos bancos e poderá levá-los a conceder menos crédito para cumprir os rácios de capital exigidos pelos mercados e supervisores.

Isto atrasaria a recuperação económica ou exacerbaria a recessão económica, pelo que "os bancos deveriam utilizar os seus amortecedores de capital para continuar a conceder empréstimos de uma forma apropriada", disse Buch.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório