Procurar

Angola passa a ter produção local de varões de aço

A empresa angolana Fabrimetal, com capitais estrangeiros, inaugurou hoje uma unidade de produção de varões de aço, que até agora não eram produzidos no país, num investimento de 21 milhões de dólares (17,7 milhões de euros).

Angola passa a ter produção local de varões de aço

© iStock

Lusa
12/10/2020 18:45 ‧ há 4 anos por Lusa

Economia

Angola

A siderúrgica Fabrimetal -- Fábrica de Produção, Laminação a Quente de Barras, Perfis, Cantoneiras e Varões de Aço, localizada no polo industrial de Viana, arredores de luanda, foi hoje inaugurada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, que destacou os "grandes esforços cambiais" para assegurar a importação deste tipo de produto, que custava aos cofres do Estado a média anual de três milhões de dólares (dois milhões de euros).

A unidade industrial pretende reforçar a sua posição no mercado nacional, enquanto produtor de varão de aço e de produtos complementares, barras cantoneiras e perfis, que no país ainda não se produzem.

Com este investimento próprio, a fábrica atinge uma capacidade instalada de 90.000 toneladas anual, dando emprego a mais 100 colaboradores nacionais e 15 estrangeiros, atingindo um total de 677 trabalhadores.

Em 2010, a capacidade instalada era de 3.000 toneladas por mês, tendo passado cinco anos depois para 7.000 toneladas mensais e hoje para 12.000 toneladas/mês, com a produção 60% abaixo das condições da empresa, devido à falta de sucata recebida e ao fornecimento insuficiente de energia.

Atualmente a fábrica tem uma rede de fornecedores, que diariamente recolhem sucata em diversos locais do país, numa média diária de 250 toneladas.

A respeito disto, Manuel Nunes Júnior disse que o Governo está a trabalhar para alargar a aquisição de sucata, atualmente com 21 fornecedores, a todos os setores da economia, passando a fazer parte as indústrias petrolíferas e mineira, além de outras não tradicionais na produção de sucata.

De 2017 até este ano, o grupo empresarial com mais de uma década de experiência na produção de aço, com unidades fabris também na República Democrática do Congo, Ruanda, Gana, Burkina Faso, Mali e Senegal, investiu 21.153.417,56 milhões de dólares na aquisição de máquinas de corte, manuseamento e processamento de sucata ferrosa, forno de fundição e linha de produção, com laminação a quente.

Na sua intervenção, Manuel Nunes Júnior frisou que o executivo angolano tem focado a sua ação governativa no aumento da produção nacional, tendo como base a revitalização da base produtiva do país, com vista ao relançamento do crescimento económico e o aumento do número de empregos em Angola.

"Temos de retomar a trajetória de crescimento económico do nosso país, como sabemos foi interrompida com a crise económica financeira que eclodiu em 2014", disse.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10