Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Organização Mundial lança campanha de apoio económico aos estivadores

A organização mundial de estivadores - IDC, International Dockworkers Council -, lança hoje uma campanha de solidariedade mundial com cerca de 150 estivadores do porto de Lisboa, que considera terem sido "ilegalmente afastados" dos seus postos de trabalho.

Organização Mundial lança campanha de apoio económico aos estivadores
Notícias ao Minuto

15:44 - 09/10/20 por Lusa

Economia Estivadores

"O IDC decidiu lançar uma campanha internacional de apoio económico, que permita aos 150 estivadores de Lisboa prosseguirem a luta pela recuperação dos postos de trabalho da A-ETPL (Associação -- Empresa de Trabalho Portuário de Lisboa)", revelou fonte da organização mundial de estivadores à agência Lusa.

A mesma fonte adiantou que a comunicação interna enviada hoje a cerca de 200 mil estivadores de todo o mundo, salienta que há 150 trabalhadores do Porto de Lisboa "em greve desde o passado mês de fevereiro e que foram ilegalmente despedidos em março de 2020".

  A fonte do IDC referiu ainda que "o processo de insolvência da A-ETPL foi de tal forma culposo que o próprio representante do Estado português se prepara para avançar com um pedido de indemnização cível contra os responsáveis patronais".

"Estamos certos de vir a recuperar cada um dos postos de trabalho, mas a verdade é que o tempo da justiça não acompanha o tempo da vida dos trabalhadores e das suas famílias", acrescentou.

Os 150 trabalhadores, alegadamente despedidos de forma ilegal, são representados pelo SEAL, Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística, e detêm cerca de 95% dos créditos da A-ETPL.

Na próxima assembleia de credores, no âmbito do processo de insolvência a correr no Tribunal do Comércio de Lisboa, os estivadores despedidos preparam-se para votar, e aprovar, um plano de recuperação da empresa, que, entretanto, deverá ser apresentado pelo novo Administrador de Insolvência.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório