Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aceder (e utilizar) homebanking? Banco de Portugal deixa seis conselhos

O Banco de Portugal vai divulgar, durante este mês, "algumas dicas sobre como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através do computador, do tablet e do telemóvel", no âmbito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança.

Aceder (e utilizar) homebanking? Banco de Portugal deixa seis conselhos
Notícias ao Minuto

07:00 - 11/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia homebanking

Aceder e usufruir dos serviços bancários digitais é cada vez mais uma realidade. Porém, esta utilização deve ser acompanhada de um conjunto de regras para garantir a sua segurança - e a das suas contas.

O Banco de Portugal vai divulgar, durante este mês, "algumas dicas sobre como podem aceder em segurança a produtos e serviços bancários através do computador, do tablet e do telemóvel", no âmbito das comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança

Esta semana, o supervisor da banca lembra seis cuidados a ter no acesso à conta bancária através da internet. Tome nota: 

  1. Proteja o seu equipamento e as ligações de internetNão permita que sites ou aplicações com informação confidencial se iniciem automaticamente, sem ser necessário fazer o login. Mantenha atualizados o sistema operativo e os programas de antivírus e anti-spyware em todos os seus equipamentos.

  2. Digite sempre o endereço eletrónico do seu homebankingNão aceda ao homebanking através de uma hiperligação (link) de um e-mail, de endereços gravados nos 'Favoritos' ou no 'Histórico' ou de resultados de pesquisa em motores de busca. Verifique se o endereço que digitou é o endereço oficial da entidade.

  3. Verifique a segurança do site do seu banco. Confirme que o endereço do site começa por 'https' e que aparece um cadeado fechado no final do endereço ou na barra inferior da janela. Carregue em cima do cadeado e verifique se a ligação é segura.

  4. Proteja os seus dados de acesso. Não divulgue as suas palavras-passe a terceiros. Nunca use para acesso ao homebaking a mesma palavra-passe que utiliza para desbloquear o equipamento ou para ligações que requerem menor segurança. Garanta que insere a palavras-passe de acesso ao homebanking e outros elementos de autenticação em locais reservados e que não está a ser observado. Não grave as passwords no navegador para evitar a sua exposição.

  5. Termine a sessão. Termine a sessão, clicando nos ícones existentes para o efeito, e saia da página do banco. Confirme que é necessário fazer login para aceder novamente.

  6.  Mantenha-se vigilante. Consulte periodicamente os movimentos da sua conta. Verifique a data e a hora do último acesso ao homebanking. Ative alertas de transferências e de débitos ou outros mecanismos de segurança que o seu banco possa disponibilizar. Se receber algum e-mail ou SMS suspeito, alegadamente do seu banco, informe-se da sua autenticidade pelos contactos oficiais do banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório