Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Empresas preferem 'lay-off' simplificado a outros apoios

A maioria dos empresários (80%) considera o 'lay-off' simplificado a medida mais relevante no combate à crise económica causada pela pandemia, segundo o Observatório da Competitividade Fiscal 2020 da Deloitte divulgado hoje.

Covid-19: Empresas preferem 'lay-off' simplificado a outros apoios
Notícias ao Minuto

19:55 - 06/10/20 por Lusa

Economia Delloite

O regime de 'lay-off' simplificado, que terminou em julho, recolhe 80% das preferências, "muito acima de outras ações, como as moratórias sobre os créditos à habitação e empresariais (40%) ou o incentivo à normalização da atividade (34%)", indica a consultora.

As medidas menos valorizadas pelos inquiridos foram o plano extraordinário de formação (5%) e as medidas de flexibilização do resgate de planos de poupança reforma (7%).

Na edição deste ano, que introduz um novo capítulo devido aos impactos causados pela pandemia, conclui-se também que as linhas de crédito covid-19 para apoio à atividade económica, foram considerados insuficientes ou muito insuficientes por 81% dos participantes no inquérito.

O inquérito que serviu de base a este estudo foi realizado em junho e julho e dirigido a um conjunto de empresas com sede fiscal em Portugal, tendo participado 115 empresas.

No que diz respeito às medidas fiscais de apoio às empresas, a medida mais destacada pelos empresários foi a submissão de declarações periódicas de IVA com base nos elementos do e-fatura, com possibilidade de substituição futura sem penalizações, com 46% das respostas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório