Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Sede de panificadora vendida a imobiliária por 315 mil euros

A comissão de credores de uma panificadora de Viana do Castelo que fechou com dívidas superiores a dois milhões de euros adjudicou a venda da sede por 315 mil euros, informou hoje fonte do gabinete do administrador de insolvência.

Sede de panificadora vendida a imobiliária por 315 mil euros
Notícias ao Minuto

17:43 - 06/10/20 por Lusa

Economia Viana do Castelo

Contactada pela agência Lusa, a fonte escusou-se a revelar o investidor que apresentou a proposta de maior valor ao leilão eletrónico realizado no final de setembro.

Mas outra fonte, da comissão de credores, composta por cinco membros, disse à Lusa que o imóvel foi vendido à sociedade anónima José Manso Imobiliária.

Em causa está um edifício no Cais Novo, em Darque, na margem esquerda do rio Lima.

Segundo a fonte do gabinete do administrador de insolvência, explicou "não foi deduzida qualquer oposição, por parte da comissão de credores, quanto à adjudicação do imóvel ao proponente que apresentou a proposta de compra no valor de 315 mil euros".

"Nesta fase estamos a cumprir todos os trâmites para adjudicar a venda do imóvel ao comprador", especificou a fonte, adiantando que apesar da venda do imóvel, "o bem mais considerável em termos de liquidação, não se encontram reunidas todas condições que permitam o encerramento do processo e, o consequente rateio do produto da venda pelos credores".

Aquela fonte apontou como exemplos "a marca da panificadora e a cobrança de créditos sobre entidades terceiras".

"Está a ser analisada a melhor forma para cobrar esses valores. Eram muitos, alguns recuperados. Neste momento, estamos a tentar recuperar outros", disse.

O pedido de insolvência da panificadora foi apresentado pela própria empresa, a sociedade Fernandes e Alves, com sede no Cais Novo, em Darque, em setembro de 2017, alegando dívidas no valor 1.358.974 euros, a mais de 200 credores.

Naquele valor não estavam contabilizados os créditos aos cerca de 60 trabalhadores que a empresa empregava na altura.

Em março de 2019, o tribunal local qualificou de dolosa a insolvência da panificadora fundada em 1945 e condenou um dos gerentes, entretanto falecido, a indemnizar os mais de 200 credores por dívidas superiores a dois milhões de euros.

Entre os principais credores da empresa, que, além da fábrica, detinha ainda quatro lojas, em regime de aluguer e concessionadas a outra empresa cujo proprietário também é credor, encontram-se além dos trabalhadores, a Caixa Geral de Depósitos, o Novo Banco, e a Segurança Social.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório