Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

ASAE apreende 17.000 litros de mosto branco na região dos vinhos verdes

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que apreendeu na região demarcada dos vinhos verdes, Minho, 17.000 litros de mosto de uvas brancas, num valor aproximado de 9.200 euros.

ASAE apreende 17.000 litros de mosto branco na região dos vinhos verdes
Notícias ao Minuto

10:34 - 03/10/20 por Lusa

Economia ASAE

Segundo um comunicado de imprensa, a ASAE, através da Unidade de Informações e Investigação Criminal, desencadeou "em setembro, em plena época de vindimas, um conjunto de ações de fiscalização".

O objetivo da fiscalização passou pela "verificação do cumprimento das regras legais subjacentes ao trânsito de produtos" vitivinícolas.

"No decurso dessas ações foram apreendidos, na região demarcada dos vinhos verdes, 17.000 litros de mosto de uvas brancas, num valor aproximado de 9.200,00 euros", refere o comunicado de imprensa.

Esta apreensão foi feita por "existirem fundadas suspeitas de que as uvas que originaram esse mosto não eram provenientes dessa região demarcada" dos vinhos verdes.

"Foi detetada documentação alegadamente falsificada, usada para ocultar a verdadeira proveniência das uvas, conferindo-lhe uma origem que não tinham, violando, desta forma, a legislação vitivinícola que visa garantir a genuinidade do Vinho Verde e a salvaguarda dos interesses dos consumidores deste produto", informa.

As ações de fiscalização, explica a ASAE, foram realizadas em "estreita colaboração e articulação com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e delas resultaram a instauração de dois processo-crime por tráfico de produtos vitivinícolas".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório