Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Três passos para mudar de fornecedor de energia (sem complicações)

Mudar de comercializador de energia pode significar poupar na fatura no final do mês. Porém, é essencial seguir alguns passos.

Três passos para mudar de fornecedor de energia (sem complicações)
Notícias ao Minuto

07:00 - 04/10/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Energia

Mudar de comercializador de energia pode ser uma forma de poupar na fatura no final do mês, sendo que não há uma limitação legal para a mudança, conforme lembra o ComparaJá.pt. O mais importante é certificar-se que o contrato não tem nenhuma cláusula de penalização pela cessação do mesmo

De acordo com a plataforma, estes três passos são essenciais para quem quer mudar de comercializador de energia: 

  • Passo 1: Comunicar ao atual fornecedor

"A partir do momento em que tomar esta decisão, o primeiro passo a dar reside em fazer uma comunicação por escrito através de carta registada com aviso de receção. Note que deve fazê-lo com uma antecedência mínima de 30 dias em relação à data em que pretende já não estar vinculado contratualmente. Não precisa de mudar o seu contador, a não ser que haja uma mudança no seu tarifário – ao ponto de, por exemplo, passar a ter tarifa bi-horária em vez de simples – e que, por isso, haja algum impedimento de ordem técnica."

Passo 2: Analisar a ficha contratual e assinar o novo contrato

"Uma vez escolhido o novo comercializador, deve ler atentamente a chamada ficha contratual padronizada, que é um documento que todos os fornecedores têm de entregar aos consumidores de eletricidade que tenham uma potência contratada de até 41,4 kVA previamente à celebração do contrato e aos que tenham um consumo anual de gás até 10.000 m3. Esta ficha deve conter informações como os serviços que estão a ser prestados, quaisquer serviços adicionais, indicação do período de fidelização (caso exista), a tarifa escolhida e o período de faturação (que pode ser mensal, bimestral ou conta certa)."

Passo 3: Acertar o pagamento com o fornecedor antigo

"Entretanto, o fornecedor anterior emite a última fatura para pagamento. A partir de então, começa a receber as faturas do novo comercializador. Não havendo lugar a qualquer alteração dos contadores e não sendo necessária uma inspeção de gás, o processo para mudar de fornecedor de energia deve concluir-se em cerca de três semanas."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório