Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

PGR angolana ouve ex-presidente do Conselho de Administração da Sonangol

O ex-presidente do Conselho de Administração da Sonangol, Francisco de Lemos José Maria, foi hoje ouvido na Direção Nacional de Investigação e Ação Penal da Procuradoria-Geral da República (PGR) no âmbito do processo que envolve Carlos São Vicente.

PGR angolana ouve ex-presidente do Conselho de Administração da Sonangol
Notícias ao Minuto

20:30 - 01/10/20 por Lusa

Economia Sonangol

A PGR chamou várias individualidades ligadas à Sonangol para prestar esclarecimentos no caso que envolve a transferência de centenas de milhões de dólares para contas controladas pelo empresário Carlos São Vicente, dono do grupo AAA, que durante quase uma década deteve monopólio dos seguros das atividades petrolíferas.

Segundo um documento da PGR a que a Lusa teve acesso, as audições começaram na quarta-feira e vão prosseguir na sexta-feira e nos dias 04 e 05 de outubro, estando convocados administradores da área financeira e de várias subsidiárias da petrolífera angolana.

A Sonangol já tinha declarado que estava a cooperar com os órgãos de justiça na prestação de informações, para esclarecer os contornos relacionados com a criação e extinção da seguradora AAA.

"É do domínio público que a petrolífera nacional esteve na génese da criação da referida seguradora, facto suficiente para seguir com redobrada atenção o processo recentemente desencadeado à volta da mesma", avançou na altura a Sonangol em comunicado.

Carlos São Vicente, casado com uma filha do primeiro presidente angolano, Agostinho Neto, foi constituído arguido por suspeita de envolvimento em crimes de peculato e, entre outros, tráfico de influência e branqueamento de capitais, depois de uma sua conta ter sido congelada na Suíça com 900 milhões de dólares (766 milhões de euros).

Os edifícios da antiga seguradora AAA, bem como os hotéis IU e IKA, e ainda outros edifícios na cidade de Luanda e 59% da participação desta no Standard Bank Angola, foram já apreendidos pela PGR no âmbito deste processo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório