Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

FMI aprova novo empréstimo de 5,5 mil milhões ao Equador

O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou na quarta-feira um novo empréstimo ao Equador no valor de 6,5 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) ao longo de 27 meses.

FMI aprova novo empréstimo de 5,5 mil milhões ao Equador
Notícias ao Minuto

06:02 - 01/10/20 por Lusa

Economia FMI

A aprovação do empréstimo pelo Conselho Executivo permitirá o "desembolso imediato" de 2 mil milhões de dólares dos 6,5 mil milhões previstos.

Este acordo substitui um acordo anterior aprovado em 2019, antes da pandemia de coronavírus, de 4,2 mil milhões de dólares em três anos.

O Presidente do Equador, Lenin Moreno, reagiu no Twitter à aprovação do empréstimo: "Temos um programa excecional! Hoje, o Conselho de Administração do FMI aprovou 6,5 mil milhões de dólares em condições preferenciais. Estes recursos vão permitir-nos reduzir os atrasos, reativar a economia, aumentar a proteção social e reforçar a dolarização".

O Equador foi um dos países mais duramente atingidos no início da pandemia e tem agora 137.047 casos confirmados de coronavírus e 11.355 mortes.

"O novo pacto irá apoiar as políticas do Equador para estabilizar a economia e proteger vidas e meios de subsistência, expandir a cobertura dos programas de assistência social, e assegurar a sustentabilidade fiscal e da dívida", disse o FMI num comunicado.

A responsável pelo FMI, Kristalina Georgieva, sublinhou na declaração que o novo empréstimo deveria permitir "restaurar a estabilidade macroeconómica", bem como "assegurar a sustentabilidade das finanças públicas".

Recordou também que as autoridades equatorianas "comprometeram-se a desfazer as medidas associadas à crise à medida que a economia começa a recuperar".

Em maio deste ano, o FMI aprovou outro crédito ao Equador no valor de 643 milhões de dólares através do Mecanismo de Financiamento Rápido para fazer face aos impactos da covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório