Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Bruxelas multa duas fabricantes de peças de automóvel por alegado cartel

A Comissão Europeia multou hoje as fabricantes alemãs de peças de automóvel Brose e a Kiekert, em 18 milhões de euros, por terem participado em dois cartéis relativos ao fornecimento de fecho de portas para automóveis na Europa.

Bruxelas multa duas fabricantes de peças de automóvel por alegado cartel
Notícias ao Minuto

12:02 - 29/09/20 por Lusa

Economia Bruxelas

Em comunicado, o executivo comunitário dá conta desta multa, indicando que foi a fabricante canadiana Magna que denunciou os dois cartéis, nos quais participou, e só não foi multada porque revelou a Bruxelas esta violação das regras de concorrência no Espaço Económico Europeu.

Juntamente com a Brose, a Magna participou num cartel bilateral relativo ao fornecimento de módulos de portas e reguladores de janelas para um determinado modelo de carro do grupo Daimler, enquanto com a Kiekert a canadiana esteve num cartel bilateral para o fornecimento de fechos e outras componentes aos grupos BMW e Daimler.

"As três empresas reconheceram o seu envolvimento nos cartéis e concordaram em resolver o caso", indica a Comissão Europeia em nota de imprensa, precisando estarem em causa "a coordenação do comportamento em matéria de preços e a troca de informações comercialmente sensíveis".

"O objetivo das três empresas envolvidas em ambos os cartéis era preservar o negócio existente de cada parte e evitar uma deterioração dos níveis de preços determinados para os fornecimentos", numa ação coordenada "através de reuniões, chamadas telefónicas ou trocas de correio eletrónico", precisa o executivo comunitário.

À Kiekert foi aplicada uma coima de 14,9 milhões de euros, enquanto a Brose foi multada em 3,2 milhões de euros, sendo que ambos os valores incluem uma redução de 10% por estas fabricantes terem reconhecido a responsabilidade.

A Magna foi ilibada de uma multa de seis milhões de euros por ter denunciado ambos os cartéis.

Dados de Bruxelas revelam que, ao todo desde 2013, a Comissão Europeia já aplicou multas de 2,17 mil milhões de euros por cartéis no Espaço Económico Europeu, contando com a decisão de hoje.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório