Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Macau. Pagamentos com cartão de consumo atingem 214 milhões em dois meses

As transações efetuadas em Macau com o segundo cartão de consumo atingiram cerca de dois mil milhões de patacas (214 milhões de euros) em mais de dois meses, anunciaram hoje as autoridades.

Macau. Pagamentos com cartão de consumo atingem 214 milhões em dois meses
Notícias ao Minuto

11:41 - 29/09/20 por Lusa

Economia Cartão

Uma das medidas do Governo de Macau de combate à crise causada pela pandemia da covid-19 passou pela entrega de cartões eletrónicos aos residentes, no âmbito de um programa de subsídio ao consumidor dividido em duas fases, num valor total de oito mil patacas (850 euros), para ajudar também o comércio local.

De acordo com a Autoridade Monetária e Cambial de Macau (AMCM) e a Direção dos Serviços de Economia (DSE), até domingo foram efetuados mais de 22,5 milhões de pagamentos, o que atinge perto de 60% do montante total do subsídio para a segunda fase do cartão de consumo, iniciada em 01 de agosto.

Mais de 640 mil residentes receberam já o subsídio relativo à segunda fase do cartão de consumo, tendo o número total de beneficiários já excedido a primeira fase do plano.

A restauração ocupa a maior proporção do montante total utilizado através de cartões de consumo em todos os setores, correspondendo cerca de 25,6% do valor total das transações dos cartões de consumo, indicaram a AMCM e a DSE.

No comércio a retalho, os supermercados registaram o maior valor de transação, com 20,1%, acrescentaram.

O cartão de consumo eletrónico foi uma das primeiras medidas anunciadas pelo Governo de Macau para responder à crise provocada pela pandemia.

Um primeiro montante de três mil patacas (320 euros) foi atribuído aos mais de 600 mil residentes, para ser gasto em maio, junho e julho. Em agosto, os residentes voltaram a receber mais cinco mil patacas (530 euros) para gastar até ao final de dezembro.

O Governo tem justificado a medida com o objetivo de "dinamizar a economia, alargar a procura interna, mitigar as dificuldades enfrentadas pelas empresas na exploração de negócios, estabilizar o mercado de emprego e, ao mesmo tempo, atenuar a pressão económica dos residentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório