Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Media Capital: Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra Cofina

O empresário Mário Ferreira, acionista da Media Capital com 30,22% do capital do grupo, entregou hoje uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) contra o grupo Cofina, pelo ataque que considera lhe está a ser feito.

Media Capital: Mário Ferreira apresenta queixa na ERC contra Cofina
Notícias ao Minuto

21:42 - 28/09/20 por Lusa

Economia Accionista

A queixa foi entregue ao final da tarde de hoje e a notícia foi avançada pelo empresário à rádio TSF.

De acordo com Mário Ferreira, nos últimos meses houve mais de 250 notícias nos órgãos de comunicação social do grupo Cofina - do qual fazem parte, entre outros, o Correio da Manhã, o Jornal de Negócios e a Sábado - sobre o empresário, dono da Douro Azul. Se for tido em conta o universo Media Capital, segundo o empresário, são mais de 1.000 notícias.

Mário Ferreira entendeu que ficava claro que o objetivo da Cofina era condicionar as decisões da ERC e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Há uma clara perseguição e tentativa de manipulação dos mercados com o objetivo de baixar preços, afastar potenciais investidores e comprar ao desbarato", disse à agência Lusa o empresário, que em 14 de maio comprou, através da Pluris Investments, 30,22% da Media Capital, dona da TVI, por 10,5 milhões de euros.

Em 21 de julho, fonte oficial da CMVM disse à Lusa que este organismo está a analisar a relação entre a Prisa, que controlava a Media Capital através da Vertix, e a Pluris, e o impacto na estrutura de controlo da Media Capital.

Também a ERC informou que está a analisar as mudanças na estrutura acionista da TVI.

No dia seguinte, a Media Capital classificou de "enorme gravidade" o comunicado da ERC que refere que está a analisar as mudanças na estrutura acionista da TVI e afirma que "parece evidente" que a Cofina consegue "instrumentalizar" a ERC.

A acusação de instrumentalização da ERC foi refutada pela Cofina.

Em 15 de setembro, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social confirmou que as audições sobre as mudanças na estrutura acionista da Media Capital iniciaram-se em 09 de setembro.

Contudo, em 17 de julho a ERC já tinha comunicado ao mercado que, "tendo tomado conhecimento de mudanças relevantes na estrutura da TVI", estava a "avaliar o âmbito das mesmas e eventual configuração de nova posição".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório