O crude do mar do Norte, que serve de referência para a Europa, concluiu a jornada na International Exchange Futures com um aumento de 0,53 dólares em relação à última negociação (41,92 dólares).
O preço do barril de petróleo Brent aumentou na sequência das expectativas do mercado de que uma greve do setor petrolífero na Noruega tenha impacto na produção.
A tensão entre a Arménia e o Azerbaijão também contribuiu para um aumento da cotação do Brent, de acordo com os analistas, uma vez que se trata de uma região com importantes infraestruturas petrolíferas.
O Azerbaijão e a Arménia acusam-se mutuamente de terem iniciado as hostilidades no domingo e declararam a lei marcial, mantendo uma linguagem hostil.
Além de ter declarado a lei marcial no país, o Azerbaijão fez também saber que o recolher é obrigatório na capital, Baku, e em várias outras cidades importantes, após a escalada de violência entre separatistas de Nagorno-Karabakh, apoiados pela Arménia, e as forças azeris.
A Arménia e o Azerbaijão estão em estado de guerra desde 1991, embora três anos depois tenham assinado um cessar-fogo, que vigora até hoje, apesar de violações por ambas as partes.
Nagorno-Karabakh é uma região separatista do Azerbaijão, habitada principalmente por arménios.