Extensão das moratórias "é medida muito importante"

O presidente da Comissão Executiva do BCP, Miguel Maya, sublinhou hoje a importância para a economia e para as empresas da extensão das moratórias de crédito até setembro de 2021.

Extensão das moratórias é medida muito importante -- presidente BCP

©

Lusa
28/09/2020 17:28 ‧ 28/09/2020 por Lusa

Economia

BCP

 

"news_bold">"É muito, muito importante para a economia, enquanto não há um retomar da economia, que haja capacidade de empresas que são viáveis conseguirem sobreviver a estas adversidades", referiu Miguel Maia, acentuando que o BCP "vê com muito agrado a extensão das moratórias e que estará na "linha da frente".

Falando na V Cimeira do Turismo, que decorre esta tarde em Lisboa, o presidente executivo do BCP afirmou não ter "receio do fim das moratórias", uma vez que o banco não vai esperar pelo fim das moratórias para fazer imparidades.

Do que se trata é de apoiar empresas bem geridas que foram apanhadas pelos efeitos desta pandemia.

Na quinta-feira da semana passada, o Conselho de Ministros decidiu prolongar por mais seis meses, até 30 de setembro de 2021, o prazo das moratórias de crédito às famílias e empresas que terminava em 31 de março.

Desta forma, as empresas inseridas em setores particularmente afetados pela pandemia, nomeadamente as do turismo, cultura, setor social ou comércio e reparação de automóveis, beneficiarão do prolongamento da moratória até 30 de setembro nos exatos moldes definidos até 31 de março, ou seja, continuarão a beneficiar da suspensão do pagamento do capital em dívida e dos juros.

Já para as restantes empresas que, atualmente, estão abrangidas pelas moratórias, o prolongamento dos seis meses (até 30 de setembro de 2021), mantém a suspensão do pagamento de capital, mas não dos juros.

Anteriormente, em declarações aos jornalistas à margem da V Cimeira do Turismo Português, o presidente do BCP lembrou ter defendido "desde o primeiro momento a importância da extensão das moratórias".

"Do que estamos a falar é de uma pandemia, é de empresas muito bem geridas que de um dia para o outro ficaram sem clientes. É nossa obrigação tentar encontrar todos os apoios possíveis para que essa capacidade não se perca", precisou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas