Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo quer "escoar" os 350 mil CC por entregar até ao final do ano

Foi anunciado na semana passada que os CTT vão entregar o cartão de cidadão em casa dos portugueses, como parte de um projeto-piloto que já arrancou em Oeiras. "A entrega acontecerá nos próximos meses e até ao fim do ano, em princípio, de forma a escoar o passivo", diz a ministra Alexandra Leitão.

Governo quer "escoar" os 350 mil CC por entregar até ao final do ano
Notícias ao Minuto

09:29 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia cartões de cidadão

O confinamento ditou um acumular dos cartões de cidadão por entregar e, por isso, o Governo quer agilizar esse processo de modo a que esse 'stock' - que ascende a 350 mil - seja escoado até ao final do ano. Na semana passada foi anunciada uma medida que permitirá que os CTT - Correios de Portugal entreguem este documento em casa dos cidadãos

"Por causa da situação pandémica, tivemos um acumular de cerca de cerca de 350 mil cartões de cidadão para entrega. De notar que já está agilizada a própria renovação e depois é preciso entregar esses cartões", disse a ministra da Modernização do Estado, Alexandra Leitão, em entrevista à RTP3.

Por este motivo, foi anunciado na semana passada que os CTT vão entregar o cartão de cidadão em casa dos portugueses, como parte de um projeto-piloto que já arrancou em Oeiras. O projeto é da responsabilidade do Instituto de Registos e Notariado (IRN).

"A entrega acontecerá nos próximos meses e até ao fim do ano, em princípio, de forma a escoar o passivo, garantido que a situação anormal gerada pelo confinamento total, em que se acumularam os cartões, seja resolvida", acrescentou a ministra. 

São entregues, em média, 200 mil cartões de cidadão por mês, segundo dados adiantados por Alexandra Leitão. Com o confinamento e as restrições à mobilidade por causa do novo coronavírus as entregas ficaram pendentes e o 'stock' de cartões foi-se acumulando. 

O serviço arrancou em Oeiras, na sexta-feira, mas o objetivo é que seja "gradualmente" alargado ao restante território nacional. 

Como vai funcionar? 

"Os clientes vão receber um SMS ou um email do IRN, conforme os contactos que tenha associado ao cartão do cidadão, a avisar da entrega do documento por correio registado e a informar que a receção só pode ser feita pelo próprio, e mediante prova da sua identidade", sublinha a operadora de correios, em comunicado.

Se não for possível a entrega, o documento "poderá ser levantado na Loja Própria CTT indicada no aviso de entrega que foi deixado na caixa de correio. Em alternativa, o cidadão poderá recorrer ao serviço Alterar Entrega, que permitirá alterar o local de entrega, numa morada da sua preferência". 

Por questões de segurança, só o titular do cartão o poderá rececionar, seja em casa, seja no balcão dos CTT, "uma vez que é obrigatório comprovar a sua identidade de forma presencial".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório