Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Plano de recuperação? É para "oportunidades únicas", sublinha Costa

Duas novas pontes para Espanha, um elétrico rápido em Loures e mais camas de cuidados integrados e paliativos são algumas das novidades que constam no plano de recuperação.

Plano de recuperação? É para "oportunidades únicas", sublinha Costa
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Costa

O primeiro-ministro, António Costa, disse, em declarações ao Público, que o plano de recuperação, que o Governo vai entregar a Bruxelas no próximo mês, serve para "oportunidades únicas". Duas novas pontes para Espanha, um elétrico rápido em Loures, mais camas de cuidados integrados e paliativos são algumas das novidades que constam no plano, segundo o mesmo jornal. 

Além disso, o Executivo prevê 1.250 milhões para garantir habitação condigna para 26 mil famílias identificadas, um autocarro autónomo no Porto e meios complementares de diagnóstico nos centros de saúde, de acordo com o Público.

"Este é um programa contratualizado. Não é um cheque em branco, mas também não é uma troika", avisou o primeiro-ministro, em declarações ao mesmo jornal e lembrando que o dinheiro vem com 'condições'.

"A União Europeia está solidária com Portugal"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula Von der Leyen, reúnem-se hoje no Palácio de São Bento, Lisboa, tendo depois um jantar de trabalho.

Na primeira visita de Von der Leyen a Lisboa, está prevista a apresentação das linhas gerais dos planos de recuperação português e da União Europeia, na Fundação Champalimaud.

No domingo, a presidente da Comissão Europeia garantiu que "a União Europeia está solidária com Portugal" face à crise provocada pela pandemia da Covid-19, como o demonstra o facto de o país ser um dos importantes beneficiários do Fundo de Recuperação.

Ursula von der Leyen afirmou, em entrevista à agência Lusa, que "os cidadãos portugueses lutaram de forma muito corajosa e disciplinada contra o vírus e até têm sido mais bem-sucedidos do que outros", e podem contar com o apoio da UE, que ajudará igualmente a "impulsionar" a retoma da economia portuguesa.

"A União Europeia assegurará que o povo português, os cidadãos europeus e as pessoas em todo o mundo tenham acesso a uma futura vacina. E a UE estará também ao lado dos portugueses na recuperação da crise económica", garantiu a presidente da Comissão.

Durante a sua presença em Portugal, Ursula von der Leyen participa ainda na terça-feira, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na reunião do Conselho de Estado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório