Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tem uma encomenda retida na alfândega? Passo a passo, eis o que fazer

Recebeu um aviso dos CTT a informar de que tem uma encomenda retida na alfândega? Saiba o que fazer, passo a passo, e os custos que poderá ter de suportar.

Tem uma encomenda retida na alfândega? Passo a passo, eis o que fazer
Notícias ao Minuto

07:30 - 27/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Alfândega

Mandar vir coisas do estrangeiro pode resultar numa coisa: encomenda presa na alfândega. O processo a partir daqui pode ser todo tratado a partir do site dos CTT, mas é preciso alguma paciência. 

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela, passo por passo, o que deve fazer caso tenha sido contactado por ter uma encomenda retida na alfândega. Tome nota: 

  1. Criar registo no portal dos CTT para o efeito;
  2. Identificar encomenda - "Com o registo fica em condições de clicar na opção 'Desalfandegamento' e preencher o campo “número de origem” ou 'número de local da encomenda'. Estes dados constam da notificação que lhe foi enviada";
  3. Anexar documentos - "Identificado o objeto, anexe e envie os documentos solicitados, para que os serviços alfandegários apurem quem são os intervenientes da transação, a origem e os produtos em causa."
  4. Precaver custos adicionais - "Quem compra produtos fora da União Europeia, tem de se preocupar com eventuais custos extra, como o IVA ou os direitos aduaneiros. As taxas são variáveis e pode ter de pagar mais 37% sobre o valor do produto e dos portes, além dos custos pelo tratamento do processo."
  5. Simular as taxas a pagar - "Ao longo do processo de desalfandegamento, pode calcular o valor das taxas finais a pagar, tendo em conta os valores declarados e comprovados. Assim não será surpreendido. Para simular clique em 'Adicionar Linha de Descrição' e navegue na categoria de objetos da tabela. (...) Se os custos forem muito altos, pode desistir do desalfandegamento."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório