Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Poupar dinheiro a conduzir. Truques para poupar combustível

Com alguns truques, pode poupar até 20% em combustível, segundo a DECO.

Poupar dinheiro a conduzir. Truques para poupar combustível
Notícias ao Minuto

07:00 - 27/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Combustível

Sabia que o tipo de condução que faz tem impacto no gasto de combustível? De acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), uma condução eficiente permite poupar na fatura do gasóleo ou da gasolina. 

"Com este tipo de condução consegue menos 20% de emissões de dióxido de carbono e  menos 1 litro aos 100 quilómetros de combustível em média. Mudar hábitos garante uma boa poupança, mas é necessário planear percursos, perceber os momentos de poupança ou de desperdício e usar técnicas de redução de consumos e emissões para uma condução económica", refere a DECO

Tome nota de 10 truques para poupar: 

  1. Planeamento. "Partilhe o carro e escolha percursos mais suaves, recorrendo ao GPS para trajetos alternativos. Calcule a duração das viagens por excesso, para evitar stresse e acelerações furiosas. Escute as informações de trânsito na rádio e verifique o tempo antes de sair. Evite zonas congestionadas e percursos muito longos."
  2. Preparação. "Mantenha os pneus com a pressão adequada e retire as cargas desnecessárias. Não precisa de aquecer o motor. Assim que ligar a ignição, carregue no pedal da embraiagem e arranque em primeira, passando para segunda logo de seguida. Evite o ar condicionado, sobretudo em velocidades baixas."
  3. Técnicas de condução. "Utilize o acelerador com suavidade e resista à tentação de “esmagar” o pedal. Evite acelerações com rotações acima das duas mil por minuto. Sempre que possível, tire o pé do acelerador e deixe o carro movimentar-se com a mudança engatada. Esta opção corta a admissão de combustível."
  4. Táticas. "Trave com o motor, passando para uma mudança mais baixa. Para aumentar a velocidade, se o carro tiver movimento suficiente, mude para uma velocidade superior, ou seja, “destrave” com o motor. Em subida, precisa de acelerar. Mesmo antes de chegar ao pico, estabilize, retirando o pé do acelerador no momento certo."
  5. Antecipação. "Antecipe ao máximo os movimentos. Mantenha uma boa distância do carro da frente, evitando travagens desnecessárias. Ao aproximar-se de rotundas, interseções, passadeiras ou outros locais de paragem não obrigatória, antecipe o movimento dos outros e evite parar desnecessariamente."
  6. Cores. "Ao aproximar-se do semáforo, se estiver verde, avance. Se estiver vermelho, aproxime-se devagar. Levante o pé do acelerador e deixe o carro desacelerar por si através do efeito travão-motor, se necessário, reduzindo na caixa. Entretanto, pode ficar verde e poupa uma paragem. Ter este cuidado dezenas de vezes por dia faz a diferença."
  7. Nota artística na autoestrada. "Aproveite as descidas para aumentar a velocidade. Não use o regulador de velocidade em percursos com muitas subidas, sobretudo longas e de declives acentuados ou com o tráfego intenso. Evite velocidades elevadas. Acima dos 110 km/h, o consumo dispara."
  8. Cortar a alimentação. "Se prevê uma paragem na fila ou no semáforo por mais de 30 segundos, desligue o motor. Nas descidas, prefira travar ou acelerar com o motor. Aproveite a força da gravidade. É simples meter uma mudança mais rápida sem pisar o acelerador e soltando com suavidade apenas a embraiagem."
  9. Consumos. "Utilize o computador de bordo para verificar o consumo médio e aferir a eficiência da condução."
  10. Adapte a condução. "A condução deve ter em conta a velocidade, a mudança usada, o local e a situação de tráfego. Em viagens longas, use o cruise-control para manter a velocidade."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório