Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Mercado automóvel. ARAN sugere cinco medidas para retoma do setor

"É urgente o apoio do Governo ao setor automóvel na atual crise económica", sublinha o presidente da Associação Nacional do Ramo Automóvel.

Mercado automóvel. ARAN sugere cinco medidas para retoma do setor
Notícias ao Minuto

10:59 - 25/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia mercado automóvel

A Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) anunciou, esta sexta-feira, que propôs ao Governo a implementação de cinco medidas estratégicas para impulsionar a retoma económica no setor automóvel. 

"É urgente o apoio do Governo ao setor automóvel na atual crise económica. O pacote de medidas proposto ao Governo é fortemente vantajoso para potenciar a retoma económica do setor, atenuando os efeitos da crise nas empresas e potenciando a sua competitividade estimulando uma recuperação gradual da economia", refere Rodrigo Ferreira da Silva, presidente da ARAN, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Eis as cinco medidas propostas pela associação: 

  1. Redução do Imposto sobre Veículos - "Permitirá aumentar a tesouraria das empresas (transformando mercadorias em liquidez), apoia a renovação do parque automóvel e atenua o impacto da quebra da receita fiscal (ISV e IVA)."
  2. Criação de um registo profissional de revendedores de veículos automóveis - "Teria forte impacto na tesouraria das empresas, importante no combate à evasão fiscal e potenciaria a criação de uma base estatística fidedigna referente ao comércio de automóveis usados."
  3. Deduções à coleta do IVA referente a despesas de manutenção e reparação automóvel - "Para estimular a recuperação do setor, combater a evasão fiscal e a economia paralela."
  4. Exclusão, em sede de tributação autónoma, dos encargos suportados pelas empresas com manutenção e reparação de automóveis - "É uma medida com vantagens ao nível do apoio à tesouraria das empresas, promoção de justiça fiscal e da segurança rodoviária."
  5. Incentivos à renovação do parque automóvel - "É uma medida impulsionadora da renovação e modernização do parque automóvel e da reconversão e transição do setor e mobilidade."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório