Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Saldo da dívida direta aumenta 1% em agosto para 262 mil milhões

O saldo da dívida direta do Estado aumentou 1,1% em agosto face a julho para 262.341 milhões de euros, divulgou hoje a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública -- IGCP.

Saldo da dívida direta aumenta 1% em agosto para 262 mil milhões
Notícias ao Minuto

12:08 - 24/09/20 por Lusa

Economia IGCP

Em comunicado, o IGCP indicou que o aumento se deve, sobretudo, ao saldo das Obrigações do Tesouro, depois da emissão nominal de 537 milhões de euros (com vencimento em outubro de 2027) e de 955 milhões de euros (com vencimento em fevereiro de 2030).

A essas emissões de dívida de longo prazo, somaram-se emissões de dívida de curto prazo (bilhetes do tesouro) de 300 milhões de euros (a três meses, com vencimento em novembro) e 954 milhões (a 11 meses, com vencimento em julho de 2021).

Já o saldo de certificados de aforro aumentou 17 milhões de euros e de certificados do tesouro subiu 111 milhões de euros.

O saldo de CEDIC - certificados especiais de dívida de curto prazo aumentou 34 milhões de euros e o saldo de CEDIM - certificados especiais de dívida de médio e longo prazo 13 milhões de euros.

"Por seu turno, as contrapartidas das contas margem recebidas no âmbito de derivados financeiros registaram um decréscimo de 56 milhões de euros. Adicionalmente, o 'stock' de dívida diminuiu em 27 milhões de euros pelo efeito decorrente das flutuações cambiais da generalidade dos instrumentos de dívida denominados em moeda 'não euro' avaliados ao câmbio do último dia de agosto", segundo o comunicado.

A agência que gere a dívida pública portuguesa adianta ainda que, "incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos 'swaps' de cobertura de capital, que ascendeu a 384 milhões de euros em julho, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 261.957 milhões de euros, um acréscimo de 1,1% face ao mês precedente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório