Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Efacec confirma saída de Rui Lopes da administração e Comissão Executiva

A Efacec confirmou hoje à Lusa a saída de Rui Lopes da Comissão Executiva e do Conselho de Administração da empresa, ressalvando que esta "em nada altera" o foco na liderança.

Efacec confirma saída de Rui Lopes da administração e Comissão Executiva
Notícias ao Minuto

20:19 - 23/09/20 por Lusa

Economia Efacec

"Esta saída em nada altera o foco da liderança da empresa, que prossegue a sua estratégia e compromisso para a entrega de resultados e para a consolidação do valor económico-social da Efacec em Portugal e no mundo", afirmou, em resposta à Lusa, fonte oficial da Efacec.

A mesma fonte notou que a entrada e saída de colaboradores "faz parte da normalidade da vida das empresas em mercados competitivos e dinâmicos".

O semanário Expresso noticiou hoje a demissão de Rui Lopes, que não quis avançar os motivos que levaram a esta decisão.

O Conselho de Ministros aprovou em julho o decreto de lei para nacionalizar "71,73% do capital social da Efacec", uma empresa nacional que "constitui uma referência internacional em setores vitais para a economia portuguesa".

O anúncio foi feito na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

"A intervenção do Estado procura viabilizar a continuidade da empresa, garantindo a estabilidade do seu valor financeiro e operacional e permitindo a salvaguarda dos cerca de 2.500 postos de trabalho", justificou, na altura, a ministra, tendo os detalhes sido apresentados depois pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Este processo decorre da saída de Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos do capital da Efacec, na sequência do envolvimento do seu nome no caso 'Luanda Leaks', no qual o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou, em 19 de janeiro passado, mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros da empresária e do marido que lhes terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano através de paraísos fiscais.

A Efacec é uma empresa portuguesa que opera nos setores da energia, engenharia e mobilidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório