Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Crédito da casa. Cinco dicas para negociar (bem) com o banco

Saiba, passo a passo, como fazer uma boa negociação com o seu banco.

Crédito da casa. Cinco dicas para negociar (bem) com o banco
Notícias ao Minuto

07:00 - 26/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia crédito da casa

Contratou um crédito à habitação com um spread acima de 2%? Pode estar a deixar "escapar uma oferta mais vantajosa no mercado", lembra a DECO Proteste. Por esse motivo, esta pode ser uma boa altura para negociar com o seu banco.

A DECO Proteste apresenta cinco dicas neste sentido na revista Dinheiro & Direitos. Tome nota: 

1. Confira as condições do seu crédito

"Verifique o spread, os prémios dos seguros associados (vida e multirriscos-habitação) e os produtos, eventualmente, subscritos na altura da contratação do empréstimo (cartão de crédito, por exemplo). Confira as comissões que suporta com a conta bancária e veja se e quanto paga de comissão de processamento da prestação."

2. Pesquise ofertas mais baratas no mercado

"A melhor forma de encontrar uma oferta mais barata é fazer uma simulação personalizada num simulador de crédito habitação." Pode consultar o simulador da DECO aqui

3. Compare com o empréstimo atual

"Compare os resultados das simulações com as condições atuais do crédito. Spreads abaixo de 2% são, seguramente, sinónimo de poupança. Mas não se fixe apenas neste indicador. (...) Compare as TAEG (taxa anual de encargos efetiva global) das simulações com a do seu crédito. Este indicador é o único que reflete todos os custos do empréstimo, incluindo juros e comissões."

4. Há uma oferta melhor? Contacte o seu banco

"Se encontrar uma oferta mais barata, contacte o seu banco e apresente as condições da concorrência. Se tiver uma pré-aprovação do crédito de um banco concorrente, tanto melhor, envie-a. Diga que, encontrada uma proposta mais vantajosa no mercado, quer renegociar as condições do seu empréstimo."

5. Se o banco diz não, considere transferir o crédito

"Para saber se vale a pena, some todos os custos associados à mudança de banco: penalização por amortização antecipada, comissão de abertura de novo crédito (incluindo nova avaliação do imóvel) e escritura. Veja se o banco para onde quer transferir o empréstimo comparticipa algum destes encargos."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório