Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Portugal vai exportar hidrogénio produzido a partir de renováveis

Portugal vai produzir hidrogénio a partir de fontes renováveis para exportar para a Holanda, acordaram hoje ambos os países com um memorando comum, divulgou hoje o Ministério do Ambiente.

Portugal vai exportar hidrogénio produzido a partir de renováveis
Notícias ao Minuto

15:12 - 23/09/20 por Lusa

Economia Hidrogénio

Em comunicado, a tutela afirma que o entendimento vai "ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países baixos para 2030", prevendo-se "a produção e o transporte de hidrogénio verde" de Portugal para a Holanda numa ligação entre os portos de Sines e de Roterdão.

Essa colaboração bilateral poderá vir a candidatar-se a Projeto Importante de Interesse Comum Europeu, uma figura que possibilita financiamentos europeus a projetos partilhados de estados-membros.

Portugal e a Holanda querem "a criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio", com regras de mercado que possibilitem a sua exportação.

Nas Grandes Opções do Plano, Portugal assume que o projeto deverá começar a ser aplicado no ano que vem, referindo-se ainda que "durante 2020, serão aprovados os procedimentos necessários aplicáveis às várias vertentes da cadeia de valor dos gases renováveis, incluindo o licenciamento de instalações e a regulamentação da injeção de hidrogénio nas redes de gás natural".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório