Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Crise provocada por pandemia reduz impacto imediato de Brexit sem acordo

O economista e professor na universidade King's College London Jonathan Portes acredita que a crise provocada pela pandemia no Reino Unido pode reduzir os custos políticos e económicos imediatos de um 'Brexit' sem acordo até final do ano.

Crise provocada por pandemia reduz impacto imediato de Brexit sem acordo
Notícias ao Minuto

12:26 - 23/09/20 por Lusa

Economia economista

"É possível que a crise covid reduza os custos políticos e económico de uma ausência de acordo pós-Brexit. Pode ser mais fácil lidar com os ajustamentos de uma ausência de acordo se o comércio, viagens, turismo ou imigração já forem baixos", disse hoje, durante um evento do instituto académico britânico UK in a Changing Europe. 

O Reino Unido entrou oficialmente em recessão pela primeira vez em mais de 10 anos, depois do Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 20,4% entre abril e junho, o segundo trimestre consecutivo de contração.

O instituto nacional de estatísticas britânico (ONS) indicou que todos os setores da economia do Reino Unido sofreram uma queda devido ao impacto das medidas de contenção postas em prática pelo Governo para conter a propagação do covid-19.

De acordo com as estatísticas, a contração no segundo trimestre foi a maior alguma vez registada no Reino Unido.

No primeiro trimestre, entre janeiro e março, o PIB do Reino Unido tinha caído 2,2%, mas a recessão económica tornou-se mais pronunciada a partir de abril, uma vez que o país estagnou devido à paralisação económica para conter a pandemia.

Segundo Portes, o custo do ajustamento económico pode sobrepor-se, reduzindo o impacto imediato da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem um acordo de comércio.  

"Se temos um grande choque económico que requer um ajustamento estrutural e outro choque económico que também requer ajustamento estrutural, talvez seja mais barato fazer os dois ao mesmo tempo", explicou. 

Porém, acrescentou, mesmo que, a curto prazo, a crise provocada pela pandemia covid-19 "eclipse" o impacto do Brexit, a longo prazo as relações económicas com a UE poderão ser importantes. 

O economista falava num evento de lançamento de um relatório do UK in a Changing Europe sobre o impacto no Reino Unido de uma ausência de acordo, o que implicará que o comércio entre as duas partes passe a ser feito nos termos da Organização Mundial do Comércio. 

Segundo o estudo, o Reino Unido poderá ver reduzido o Produto Interno Bruto (PIB) em cerca de 8% na próxima década, semelhante aos 7,6% estimados pelo próprio governo britânico num documento oficial de novembro de 2018.  

Os autores, em conjunto com a universidade London School of Economics, acreditam que a economia britânica vai recuperar da crise provocada pela pandemia covid-19 nos próximos três anos e que o impacto ao fim de dez anos será limitado a 1,7%.

"A médio e longo prazo, o impacto de um 'Brexit' sem acordo vai ser mais substancial e negativo do que a crise covid", vincou Portes.

A nona ronda de negociações entre Londres e Bruxelas para um acordo de comércio pós-Brexit está prevista para a semana entre 28 de setembro e 02 de outubro

Os dois lados estão num impasse devido a desacordos sobre questões relacionadas com as pescas e a concorrência, nomeadamente apoios estatais a empresas. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório