Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro voo comercial entre Israel e Bahrein "sela" acordo de relações

O primeiro voo comercial direto entre Israel e o Bahrein aterrou hoje no reino insular, pouco mais de uma semana depois de ter sido assinado um acordo com os Emirados Árabes Unidos para normalizar as relações.

Primeiro voo comercial entre Israel e Bahrein "sela" acordo de relações
Notícias ao Minuto

10:11 - 23/09/20 por Lusa

Economia Israel-Bahrein

Os dados do voo mostraram que um Airbus A320 da Israir Airlines pousou no Aeroporto Internacional do Bahrein, após um voo de quase três horas, a partir do aeroporto internacional Ben-Gurion, de Telavive.

O Governo israelita não admitiu de imediato ter recebido um voo do Bahrein, embora o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, tenha falado na terça-feira por telefone com o príncipe herdeiro do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no dia 11 que o Bahrein era a mais recente nação árabe a normalizar relações com Israel, um mês depois do acordo entre os Emirados Árabes Unidos e o Estado judeu. Os acordos foram assinados dias depois em Washington.

A normalização das relações de Israel com os aliados dos EUA no Médio Oriente, incluindo as ricas monarquias do Golfo, é um objetivo fundamental da estratégia regional de Trump, para conter as aspirações do Irão, que considera ser uma ameaça para a paz na região.

Bahrein e Israel compartilham a mesma hostilidade em relação a Teerão, que acusam de instrumentalizar a comunidade xiita contra a dinastia sunita, promovendo fins terroristas.

Durante uma visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ao Bahrein, no final de agosto, o rei al Khalifa reafirmou que o seu país apoia a criação de um estado palestino, parecendo rejeitar implicitamente o apelo de Washington para o restabelecimento de relações com Israel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório