Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Powell promete apoio da Fed para combater a crise enquanto for necessário

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, prometeu hoje o apoio do banco central norte-americano para combater a crise causada pela pandemia "durante o tempo que for necessário".

Powell promete apoio da Fed para combater a crise enquanto for necessário
Notícias ao Minuto

18:34 - 22/09/20 por Lusa

Economia Fed

Numa audição na Câmara dos Representantes, Powell disse que desde que começou a crise, tem-se assistido a uma melhoria contínua das condições económicas nos Estados Unidos, mas a incerteza persiste.

"A atividade económica recuperou do nível deprimido do segundo trimestre, quando grande parte da economia esteve parada para travar a propagação do vírus. Muitos indicadores económicos mostram uma melhoria notável", afirmou.

No entanto, Powell advertiu que "tanto o emprego como a atividade económica se mantêm muito abaixo dos níveis anteriores à pandemia e o caminho a seguir continua a ser muito incerto".

A Fed continuará a utilizar as "ferramentas" de que dispõe para fazer o possível "durante o tempo que for necessário, para assegurar que a recuperação seja o mais forte possível e impedir que a economia sofra danos permanentes", indicou.

Desde o início da crise causada pela pandemia de covid-19, a Fed baixou as taxas de juro de referência, que atualmente estão entre 0% e 0,25%, e recorreu a outras medidas, como injeções maciças de liquidez nos mercados financeiros e elevadas compras de dívida.

Na semana passada, a Fed indicou que tenciona deixar as taxas de juro próximas de 0% até 2023, quando se espera que a inflação atinja a meta definida de 2%.

"A nossa economia vai recuperar completamente deste período difícil", afirmou Powell, insistindo que a instituição que lidera mantém o compromisso de usar "toda a sua gama de ferramentas para apoiar a economia enquanto for necessário".

Nas últimas previsões que divulgou, o banco central espera uma contração da economia norte-americana de 3,7% no final deste ano e uma taxa de desemprego de 7,6%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório