Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cartão de cidadão. Se está quase a caducar (ou o perdeu), eis o que fazer

Têm sido várias as alterações ao longo dos últimos anos. Agora, pode dar início ao processo de renovação do cartão de cidadão por SMS.

Cartão de cidadão. Se está quase a caducar (ou o perdeu), eis o que fazer
Notícias ao Minuto

09:10 - 21/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Cartão de Cidadão

Se o seu cartão de cidadão está prestes a atingir a data de validade deve aguardar pelo recebimento de uma mensagem, a partir da qual poderá depois iniciar o processo de renovação, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

"Os cartões de cidadão de pessoas com 25 anos ou mais, residentes em Portugal, cuja validade tenha terminado a partir de 24 de fevereiro ou esteja prestes a terminar, podem ser renovados através de um método mais simples. No entanto, tal só é possível, se não for necessário alterar qualquer dado como, por exemplo, a morada, nem modificar qualquer dado biométrico", lembra a associação. 

Ora, se estiver abrangido por este método deve aguarda pela SMS ou por um email. "Para dar início à renovação, basta responder 'SIM' à mensagem para o número 915 692 970", de acordo com a DECO. 

Depois, deve aguardar alguns dias até receber a carta-PIN na sua morada, vem como os dados para o pagamento no multibanco e os contactos para agendar o levantamento do seu cartão. O dia e hora do levantamento serão agendados através do número 210 990 111. Nessa altura deve levar consigo a carta-PIN e o comprovativo do pagamento.

Perdi o cartão de cidadão. E agora? 

Se perdeu o cartão de cidadão ou foi furtado, se o mesmo vai perder a validade nos próximos seis meses, se quiser alterar algum dado que conste do cartão (como por exemplo fotografia, apelidos, sexo, assinatura, nacionalidade), se o chip não estiver a funcionar,ou perdeu a carta com os códigos PIN e não os sabe pode pedir a renovação.

Neste caso, para renovar presencialmente o cartão de cidadão deve dirigir-se aos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado, à rede de Espaços Cidadão com serviço de renovação ou a uma Loja do Cidadão. 

Por norma, o agendamento do cartão de cidadão é a forma mais rápida de o pedir ao balcão, renovar, levantar e até de alterar a morada, pois permite evitar filas de espera e perdas de tempo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório