Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

IKEA Portugal. Equilíbrio de géneros em cargos de liderança "é uma meta"

Hoje, 18 de setembro, foi o dia definido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Igualdade Salarial. E a IKEA Portugal aproveita para destacar que "não olha a géneros" e que além da igualdade salarial entre homens e mulheres, também o "equilíbrio" em cargos de liderança "é uma meta" da empresa.

IKEA Portugal. Equilíbrio de géneros em cargos de liderança "é uma meta"
Notícias ao Minuto

18:30 - 18/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Igualdade

No nosso país, "a IKEA já alcançou o objetivo da inexistência de diferença salarial entre homens e mulheres que executam funções equivalentes", mas o problema persiste a nível mundial, com uma diferença salarial média estimada entre homens e mulheres "de 23%, sendo que em Portugal está nos 14,8%", números que, destaca a empresa, "podem facilmente de aumentar" devido aos efeitos da pandemia que o mundo atravessa na economia.

"Igualdade, Diversidade e Inclusão" são, por isso, "valores que estão intrinsecamente ligados à cultura e aos valores humanísticos da IKEA", pode ler-se num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto esta sexta-feira, dia definido pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Igualdade Salarial.

"É por isso que em Portugal a igualdade salarial entre géneros é mais do que uma meta. É um compromisso diário, com uma abordagem real, onde se procuram ações concretas", vinca a IKEA Portugal, garantindo que "o alinhamento do Grupo Ingka para a igualdade dá a todos os mercados uma estrutura sólida que pode ser adaptada com ações locais", e que "o objetivo é que, no final de 2021, não exista qualquer diferença salarial nas mesmas funções, em nenhum dos mercados onde opera".

Mas a par da igualdade salarial, também "o equilíbrio de géneros em cargos de liderança na IKEA Portugal é uma meta", assim como "o compromisso de ter mais equilíbrio de género nas funções onde há uma tradicionalmente uma forte predominância masculina ou feminina".

"Criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas é o objetivo que guia o trabalho da IKEA há mais 70 anos. E se esta ambição é desenvolvida diariamente através do design democrático e da acessibilidade da sua gama, é responsabilidade da IKEA garantir que esta é também uma realidade para os seus colaboradores, daí a importância de assegurar igualdade salarial e acesso às mesmas oportunidades, tanto entre géneros, como noutras esferas de diversidade com a cultura, etnia, orientação sexual ou outra", destaca o grupo sueco que garante que continuará a procurar "diariamente fazer a diferença e impactar positivamente", contribuindo "para uma evolução positiva da sociedade".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório