Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Preços na produção industrial caíram 5% em agosto empurrados pela energia

Os preços na produção industrial diminuíram 5% em agosto, face a igual mês de 2019, abrandando face à queda homóloga de 5,4% no mês anterior, empurrados pelo agrupamento de energia, revelou hoje o INE.

Preços na produção industrial caíram 5% em agosto empurrados pela energia
Notícias ao Minuto

11:30 - 17/09/20 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia industrial

Excluindo o agrupamento de energia, os preços na produção industrial registaram uma diminuição de 1,4%, face a agosto do ano passado, abrandando face à descida homóloga de 1,6% em julho, refere o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com exceção do agrupamento de bens de investimento, com um aumento de 0,5%, todos os grandes agrupamentos Industriais registaram taxas de variação homóloga negativas, tendo os agrupamentos de energia e bens intermédios registado reduções de, respetivamente, 18,7% e 3,1%, determinando a variação do índice.

A secção das indústrias transformadoras registou uma descida homóloga de 4,9% em agosto, abrandando face à queda homóloga de 5,2% em julho.

A variação mensal do índice de preços na produção industrial foi nula em agosto, segundo o INE, contra uma descida de 0,5% no mesmo período de 2019.

Comparando agosto com o mês anterior, o índice do agrupamento de energia diminuiu 0,5%, contra uma redução de 2% em agosto do ano anterior, enquanto a secção das Indústrias transformadoras registou uma taxa de variação mensal de -0,1% (contra -0,3% no período homólogo).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório