Meteorologia

  • 01 OUTUBRO 2020
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Economia da Nova Zelândia cai 12,2% no 1.º trimestre

A economia da Nova Zelândia registou uma queda de 12,2% no segundo trimestre, em comparação com o período homólogo de 2019, o pior valor da história do país, anunciaram hoje as autoridades.

Economia da Nova Zelândia cai 12,2%  no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

07:14 - 17/09/20 por Lusa

Economia Covid-19

"O declínio de 12,2% do produto interno bruto (PIB) no trimestre é de longe o maior registado na Nova Zelândia", indicou o instituto de estatística neozelandês.

O arquipélago já tinha registado uma diminuição de 1,6% no PIB nos primeiros três meses do ano. Agora com a queda de 12,2, o país entrou oficialmente em recessão.

O período que abrange o segundo trimestre do ano coincidiu com a aplicação de rigorosas medidas de confinamento para prevenir a pandemia da covid-19. O confinamento começou em finais de março e terminou após cerca de dois meses.

O porta-voz do instituto Paul Pascoe afirmou que o encerramento das fronteiras do país, desde 19 de março, teve enorme impacto em vários setores da economia.

Atividades "como comércio a retalho, hotéis, restaurantes e transportes viram as receitas diminuir significativamente, uma vez que se encontram entre as mais afetadas pela proibição de viagens internacionais e pela rigorosa contenção imposta", explicou.

"Outras indústrias, tais como as de alimentos e de bebidas sofreram significativamente menos durante o período", acrescentou.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional (FMI) a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 4,9% em 2020, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos, de 10,2% na zona euro e de 5,8% no Japão.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório