Meteorologia

  • 01 OUTUBRO 2020
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

AdP conclui cessão de 41,7 milhões de dívida de municípios ao BEI

O Grupo Águas de Portugal (AdP) finalizou uma operação de cessão de créditos ao Banco Europeu de Investimentos (BEI) no valor de 41,7 milhões de euros, respeitante a dívidas de municípios a empresas do grupo, foi hoje anunciado.

AdP conclui cessão de 41,7 milhões de dívida de municípios ao BEI
Notícias ao Minuto

19:18 - 16/09/20 por Lusa

Economia Águas de Portugal

A operação, que ficou concluída em 15 de setembro, envolve 18 municípios e as empresas Águas do Norte, Águas do Centro Litoral, Águas do Vale do Tejo e Águas Públicas do Alentejo, esclarece o grupo, em comunicado enviado à Lusa.

O valor global de 41,7 milhões de euros diz respeito a dívidas de municípios a empresas do grupo que se encontravam tituladas por acordos de regularização celebrados em 2019.

A AdP refere que, com esta operação finalizada, a dívida de clientes do grupo reduz-se em cerca de 11% e permite a obtenção de verbas para investir em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento.

Aqueles investimentos, acrescenta, vão permitir aumentar a produção própria de energia 100% renovável, prevista no Programa Zero que está em curso e visa atingir a neutralidade energética em 2030.

Os benefícios cuja dívida foi cedida passam a beneficiar de uma taxa de juro "mais favorável" e mantêm as condições fixadas nos acordos anteriormente celebrados, como, por exemplo, o alargamento do período de pagamentos até aos 25 anos e uma redução dos juros vencidos.

A operação em causa foi concretizada ao abrigo de um acordo-quadro celebrado entre as empresas do grupo AdP e o BEI, "que constitui um instrumento financeiro para obviar às dificuldades de pagamento das autarquias locais e das demais entidades gestoras de sistemas municipais de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais urbanas e que prevê um valor remanescente de 160 milhões de euros, que podem ser utilizados para acordos similares com outros municípios", explica a AdP.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório