Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2020
Tempo
27º
MIN 15º MÁX 27º

Edição

5G: Metade dos emissores TDT já mudaram de frequência

Metade dos emissores que compõem a rede de emissores da televisão digital terrestre (TDT) já mudaram de frequência, revelou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

5G: Metade dos emissores TDT  já mudaram de frequência
Notícias ao Minuto

13:15 - 16/09/20 por Lusa

Economia Anacom

Até 15 de setembro mudaram de frequência 121 emissores, de um total de 243, estando o processo de migração a meio, diz a Anacom em comunicado hoje divulgado.

A segunda fase da alteração da rede de emissores da televisão digital terrestre (TDT), necessária para desenvolver o 5G (Quinta Geração de internet móvel), teve início em fevereiro, foi suspenso em março devido à pandemia de covid-19, foi retomado em meados de agosto e deverá estar concluído em dezembro.

Na semana passada, teve início a migração dos emissores para a TDT na região de Viseu e Dão Lafões e decorre até 06 de outubro o processo nos oito emissores.

Na sexta-feira, começa o processo de migração da TDT na região que abrange os distritos da Guarda, Bragança e Vila Real (a metade leste) e os concelhos mais a leste do distrito de Viseu.

No entanto, ressalva a Anacom, os efeitos da migração podem ter-se já feito sentir em algumas zonas desta região esta segunda-feira, uma vez que existem emissores de outra região que impactam nesta, designadamente Carpinteira e Reitoria, na Covilhã, que foram alterados

No comunicado, a Anacom lembra que a migração da TDT não abrange todas as pessoas e que, quando o emissor mudar de frequência, o ecrã da televisão fica negro, sem imagem, sendo necessário fazer uma nova sintonia da televisão ou do descodificador de TDT.

A Anacom lembra não ser necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, nem subscrever serviços de televisão paga, apenas condomínios/edifícios com instalações com amplificadores mono-canal podem vir a ter de os substituir.

"Caso não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através do número gratuito 800 102 002, a Anacom agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita", esclarece.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório