Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2020
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Défice terá atingido 5,8% do PIB no primeiro semestre, diz a UTAO

O défice orçamental no primeiro semestre de 2020 atingiu 5,8% do PIB, segundo uma estimativa da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, um valor que compara com um défice de 6,3% previsto pelo Governo para o conjunto do ano.

Défice terá atingido 5,8% do PIB no primeiro semestre, diz a UTAO
Notícias ao Minuto

12:36 - 16/09/20 por Lusa

Economia UTAO

"A UTAO [Unidade Técnica de Apoio Orçamental] estima que o saldo orçamental das Administrações Públicas no 1.º semestre de 2020, na ótica de contas nacionais, tenha ascendido a --5,8% do PIB [Produto Interno Bruto]", lê-se na estimativa hoje divulgada por este órgão de apoio técnico aos deputados.

O valor estimado pela UTAO corresponde ao ponto médio de um intervalo previsto para o défice orçamental que varia entre 6,3% do PIB e 5,3% do PIB.

"A confirmar-se esta estimativa, o saldo orçamental terá evidenciado no 1.º semestre um agravamento de 4,8 pontos percentuais do PIB face a idêntico período do ano anterior, evolução que reflete a deterioração do saldo ajustado de medidas temporárias ou não-recorrentes", explica a UTAO no mesmo documento.

A confirmar-se esta estimativa da UTAO, o valor do primeiro semestre compara, assim, com um défice de 6,3% do PIB previsto pelo Governo para o conjunto do ano quando apresentou o orçamento retificativo para 2020 na sequência da pandemia da covid-19.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório