Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quanto recebem os pais a tomar conta de filhos em isolamento?

Os mais novos que estejam em contacto com infetados pelo novo coronavírus terão de ficar em isolamento profilático. Quais os apoios a que os pais podem aceder para tomar conta dos filhos?

Quanto recebem os pais a tomar conta de filhos em isolamento?
Notícias ao Minuto

09:30 - 14/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Regresso às aulas

Arranca esta segunda-feira, dia 14 de setembro, o regresso às aulas. Este não é 'mais um' regresso, é uma retoma das atividades letivas com novas regras, por causa do novo coronavírus. Os mais novos que tenham contacto com infetados nas escolas terão de ficar em isolamento profilático e os pais têm faltas justificadas até 14 dias com rendimentos assegurados. 

Na reunião do Conselho de Ministros de há duas semanas, o Governo aprovou as faltas justificadas para os trabalhadores com filhos ou dependentes em isolamento profilático.

"Quem tenha de acompanhar um filho ou dependente fica também com falta justificada durante os primeiros 14 dias", disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa.

Ora, segundo a Segurança Social, "[os trabalhadores têm] direito a subsídio por assistência a filho de valor correspondente a 100% da remuneração de referência líquida, tendo como limite mínimo 65% da remuneração ilíquida", pode ler-se. 

O valor da remuneração de referência líquida obtém-se pela dedução, ao valor ilíquido da remuneração de referência, da taxa contributiva aplicável ao beneficiário e da taxa de retenção do imposto sobre rendimento das pessoas singulares (IRS), esclarece ainda a Segurança Social. 

As escolas públicas podem começar a abrir portas a partir de hoje e voltar a receber os alunos do 1.º ao 12.º ano, que regressam ao ensino presencial, interrompido em março devido à pandemia da Covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório