De acordo com a informação remetida ao mercado, na quarta-feira, a Efanor adquiriu 131.452 ações da Sonae Capital e na quinta-feira mais 213.297 títulos, perfazendo um total de 344.749 ações.
Entre segunda e terça-feira, a Efanor Investimentos já tinha comprado 472.644 títulos da empresa.
Em 31 de julho, a Efanor, a maior acionista do grupo Sonae, lançou uma oferta pública geral e voluntária de aquisição de ações (OPA) representativas do capital social da Sonae Indústria e Sonae Capital, de acordo com dois comunicados enviados ao mercado.
No caso da Sonae Indústria, a Efanor detém, diretamente ou por outras vias, direitos de voto "inerentes a 31.150.266 ações representativas de cerca de 68,608% do capital social e direitos de voto".
A contrapartida oferecida pela Efanor é de 1,14 euros por ação e incorpora "um prémio de 68,4%" em relação ao preço médio ponderado das ações nos seis meses imediatamente antes de 30 de julho deste ano, de 0,667 euros, segundo o comunicado.
A eficácia da oferta "ficará subordinada a que a oferente [Efanor] passe a deter, em consequência de oferta pública de aquisição, mais de 90% dos direitos de voto" da Sonae Indústria, segundo a mesma nota.
A Efanor admite ainda retirar a Sonae Indústria da bolsa.
No que diz respeito à Sonae Capital, a Efanor detém 157.004.263 ações, representativas de cerca de 62,8% do capital social e 63,7% dos direitos de voto, oferecendo uma contrapartida de 0,7 euros por ação, um valor que implica um prémio de 29,4% face à média dos últimos seis meses.
As condições para o sucesso e a possibilidade de a Sonae Capital perder, ela também, o estatuto de sociedade aberta (saída de bolsa) são semelhantes às da Sonae Indústria.
Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Sonae Capital subiram 0,86% para 0,70 euros.