Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Temos de colocar a agricultura no centro das nossas preocupações"

António Costa lembrou que os passos mais significativos ocorridos no setor da agricultura se deveram ao fator da inovação.

"Temos de colocar a agricultura no centro das nossas preocupações"
Notícias ao Minuto

11:20 - 11/09/20 por Mafalda Tello Silva com Lusa

Economia António Costa

O primeiro-ministro defendeu, esta sexta-feira, que a agricultura é dos principais eixos da recuperação do país pós-Covid-19. Durante a apresentação da agenda de inovação 2030 para o setor agrícola em Valada, no Cartaxo, António Costa sublinhou: "Temos de colocar a agricultura no centro das nossas preocupações". 

O chefe do Governo frisou também que a inovação é essencial para o desenvolvimento do setor. "É graças a essa inovação que, na última década, Portugal reduziu em cerca de 400 milhões de euros por ano o seu défice alimentar, que as nossas exportações no setor agroalimentar aumentaram cerca de 5% ao ano e que, em 2019, estas exportações representaram 11% da totalidade da exportação de bens no nosso país". 

Para continuar a melhorar estes números, para António Costa, a inovação tem, assim, de permanecer "no centro do processo agrícola". Defendeu o primeiro-ministro que a agricultura é tudo menos "uma atividade do passado", recordando a importância das tecnologias na evolução e desenvolvimento do setor. "Cada vez mais as tecnologias da informação são uma ferramenta de trabalho tão importante como a enxada para o trabalho agrícola", declarou.

Costa vincou também que a agricultura e o ambiente "devem ser aliados", frisando a essencialidade da agricultura no combate às alterações climáticas. "Somos dos países da União Europeia que mais risco corre com as alterações climáticas, nomeadamente, da escassez de água à erosão da costa, dos riscos de incêndios aos riscos da imprevisibilidade do tempo", apontou. 

O chefe do executivo afirmou ainda que a visão estratégica proposta por Costa Silva para a próxima década tem como um dos eixos principais a coesão, a agricultura e a floresta, pelo que, na tradução dessa visão em instrumentos de política, foi aprovada na quinta-feira a agenda para a inovação na agricultura, hoje apresentada pela ministra Maria do Céu Antunes.

A estratégia de inovação para a agricultura na próxima década, aprovada quinta-feira em Conselho de Ministros, está a ser apresentada esta sexta-feira, numa sessão realizada no âmbito da Agroglobal, no Mouchão do Esfola Vacas. O evento, no Cartaxo, vai também contar com uma intervenção da ministra da Agricultura.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório