Lucros da Altri caíram 86,4% para 9,2 milhões no primeiro semestre

Os lucros da Altri caíram 86,4% no primeiro semestre deste ano, para 9,2 milhões de euros, "devido à quebra dos preços da pasta nos mercados internacionais", adiantou o grupo, em comunicado hoje divulgado.

Notícia

©

Lusa
10/09/2020 19:29 ‧ 10/09/2020 por Lusa

Economia

Altri

 

A empresa, que se dedica ao setor do papel, destaca o impacto, neste desempenho, da "quebra dos preços da pasta nos mercados internacionais" em cerca de 27% "uma vez que os custos totais permaneceram inalterados face ao primeiro semestre de 2019, tendo aumentado a venda e a produção de pasta de papel", lê-se na mesma nota.

Por sua vez, o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) "situou-se em 63 milhões de euros, um decréscimo de cerca de 55,7%" em relação ao mesmo período ano anterior".

As receitas da empresa, "apesar da maior quantidade de pasta produzida e vendida", foram, no período em análise, de 328 milhões de euros, "o que corresponde a um decréscimo de cerca de 19,5% face ao período homólogo do ano anterior", revelou a Altri.

"O aumento de produção e de venda de pasta não foram assim suficientes para anular a referida quebra do preço da pasta nos mercados internacionais", ressalvou a empresa, indicando que, nos primeiros seis meses deste ano, "o preço médio de mercado da pasta papeleira (BHKP) foi de 613 euros por tonelada, um valor inferior em 27,1% face ao preço verificado no período homólogo de 2019".

Durante o semestre, a Altri "exportou 494 mil toneladas de pastas, o que corresponde a cerca de 87% das suas vendas totais" deste material. "Em termos monetários, as exportações semestrais ascenderam a 222 milhões de euros", adiantou o grupo.

Já o "investimento líquido total realizado durante os primeiros seis meses de 2020 pelas unidades do grupo ascendeu a, aproximadamente, 15 milhões de euros" e a dívida líquida nominal remunerada da Altri em 30 de junho de 2020 era de 532,3 milhões de euros. 

A Altri pagou, durante o segundo trimestre de 2020, cerca de 61,5 milhões de euros em dividendos, referiu a empresa, na mesma nota.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas