Fusão entre CaixaBank e Bankia terá de receber 'luz verde' do BCE

Os media espanhóis dizem que esta fusão pode realizar-se para enfrentar as consequências que a crise provocada pela Covid-19 terá no setor financeiro.

Fusão entre CaixaBank e Bankia terá de receber 'luz verde' do BCE

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
07/09/2020 11:31 ‧ 07/09/2020 por Notícias Ao Minuto

Economia

fusão banca

A possível fusão anunciada entre o CaixaBank e o Bankia terá de receber 'luz verde' do Banco Central Europeu (BCE), algo que é essencial sempre que há intenção de comprar 10% das ações ou direitos de voto de uma entidade ou sejam excedidos outros limites. 

De acordo com o La Vanguardia, essa aprovação será necessária depois de ser definido o preço da transação, sendo que as duas partes ainda estão em conversações. 

Os media espanhóis dizem que esta fusão pode realizar-se para enfrentar as consequências que a crise provocada pela Covid-19 terá no setor financeiro.

A fusão dos dois bancos daria origem a um grupo financeiro com ativos de 650 mil milhões de euros, mas que apenas estaria presentes em Espanha e Portugal -- o CaixaBank é dono do português BPI.

De acordo com a imprensa espanhola a Fundação La Caixa (dona do CaixaBank) controlaria 30% do grupo resultante da fusão, enquanto o Estado reduziria a sua presença no Bankia.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas