Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Peru destina 20% do PIB para recuperação económica

A Ministra da Economia e Finanças do Peru disse ter destinado 67,1 mil milhões de soles (cerca de 18 mil milhões de euros), 20% do seu PIB, para um plano de recuperação económica para lidar com a pandemia.

Peru destina 20% do PIB para recuperação económica
Notícias ao Minuto

03:07 - 05/09/20 por Lusa

Economia Covid-19

"O plano inclui um conjunto de instrumentos de política económica, bem como medidas fiscais associadas à despesa pública adicional, que é de 4,6% do PIB, medidas fiscais que compreendem 2,3% do PIB, bem como medidas que proporcionam liquidez às famílias e empresas equivalente a 13%", disse María Antonieta Alva, na sexta-feira.

Apesar de a economia peruana ter sofrido uma queda de 30,2% no segundo trimestre do ano, uma das maiores quedas no Produto Interno Bruto desde que há registos históricos, a ministro estava confiante de que a recuperação se aceleraria em 2021.

Salientou que em junho e julho foram recuperados mais de dois milhões de empregos em Lima, impulsionados pela reabertura da economia e pelas medidas implementadas no plano económico contra a covid-19.

"Nesta base, é importante retomar a agenda da competitividade e do aumento da produtividade", observou Alva.

Também destacou a implementação do programa Arranca Peru, um investimento de quase 6,8 mil milhões de soles (cerca de 1,942 mil milhões de dólares), que, segundo a ministra, irá impulsionar a criação de um milhão de postos de trabalho a curto prazo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório