Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Taxa de desemprego dos Estados Unidos desce para 8,4% em agosto

A taxa de desemprego nos Estados Unidos desceu para 8,4% em agosto, depois dos 10,2% em julho, divulgou hoje o Gabinete de Estatísticas do Trabalho norte-americano.

Taxa de desemprego dos Estados Unidos desce para 8,4% em agosto
Notícias ao Minuto

16:03 - 04/09/20 por Lusa

Economia Covid-19

Os números hoje conhecidos verificaram-se mesmo tendo em conta que as contratações abrandaram, passando de 1,7 milhões em julho para 1,4 milhões em agosto, o número mais baixo desde maio, de acordo com o documento divulgado pelo Departamento do Trabalho de Washington e citado pela Associated Press (AP).

Segundo a AP, a economia dos Estados Unidos recuperou cerca de metade dos 22 milhões de empregos perdidos na sequência da pandemia de covid-19.

De acordo com a AP, os economistas assinalaram que a descida acentuada na taxa de desemprego refletiu sobretudo o regresso de trabalhadores que estiveram em 'lay-off' (que contam para as estatísticas de desemprego nos Estados Unidos), e não tanto novas contratações.

Segundo o documento hoje divulgado pelas autoridades norte-americanas, as empresas privadas adicionaram pouco mais de um milhão de empregos em agosto, com o emprego público a contabilizar 350 mil empregos, incluindo 250 mil trabalhadores temporários da agência estatística nacional.

O número fica abaixo dos 1,5 milhões de empregos que as empresas privadas agregaram em julho, com os pequenos negócios a registarem a menor taxa de contratações.

Em agosto, os retalhistas juntaram 250 mil empregos às suas folhas de pagamento, e empresas de transporte e armazenamento contrataram 80 mil pessoas, num setor beneficiado pelo comércio eletrónico.

Já a indústria transformadora, que regista um aumento de procura, particularmente nos automóveis, registou 29 mil novos empregos, um décimo do crescimento registado em junho, e a construção registou 16 mil novos empregos, segundo a AP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório