Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

BdP só revela auditoria interna à supervisão do BES por ordem judicial

Se for autorizado divulgará o documento ao próprio tribunal, respondendo assim ao requerimento do Bloco de Esquerda.

BdP só revela auditoria interna à supervisão do BES por ordem judicial
Notícias ao Minuto

09:35 - 03/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia BdP

O Banco de Portugal (BdP) fez saber, esta quinta-feira, que só disponibiliza a auditoria interna à supervisão do Banco Espirito Santo (BES) por decisão judicial, estando a aguardar que a mesma seja publicada. Se for autorizado divulgará o documento ao próprio tribunal, respondendo assim ao requerimento do Bloco de Esquerda. 

"A respeito da entrega pelo Banco de Portugal do 'Relatório da Comissão de Avaliação das Decisões e atuação do Banco de Portugal na Supervisão do Banco Espírito Santo', observa-se que o Banco de Portugal aguarda, por sua vez, decisão judicial que aprecie e decida acerca da eventual quebra do dever legal de segredo. A ser decidida essa quebra do dever legal de segredo, o Banco de Portugal colaborará, de imediato, com o Tribunal, ficando, nos exatos termos dessa decisão judicial, autorizado a disponibilizar, desde logo, esse documento ao Tribunal", refere a instituição liderada por Mário Centeno, em comunicado

Sublinha ainda o supervisor da banca que o documento em causa "não se trata de uma auditoria interna, nem tem como objeto de análise o processo de resolução do BES". 

Na quarta-feira, a deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua disse que há um "documento essencial para apurar as responsabilidades do BdP na resolução do BES". Trata-se de uma "auditoria interna, feita pelo próprio BdP, à atuação do regulador na resolução do BES".

Segundo Mariana Mortágua, "há anos que o Parlamento pede ao BdP esse relatório, o Governo já pediu o documento (...), o PS já disse publicamente que estava contra a decisão do antigo governador de manter a auditoria encerrada num cofre".  E, por isso, "o Bloco de Esquerda refez o requerimento para que, com uma nova administração, o BdP enviasse a auditoria ao Parlamento", adiantou.

Ora, o Banco de Portugal afirma que "está vinculado ao cumprimento do quadro legal que rege a sua atividade, designadamente o respeito pelo dever legal de segredo profissional", considerando que as situações de derrogação a esse dever de segredo previstas na lei "não se afiguram verificar-se no quadro do Requerimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda"

E lembra que a "violação do referido dever de segredo implica responsabilidade criminal", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Mariana Mortágua, na quarta-feira, aproveitou para deixar um recado ao "senhor governador do Banco de Portugal": "O Bloco de Esquerda não aceita esta resposta e tentará, por todos os meios, obter este documento que é essencial para apurar as responsabilidades do BdP e para compreender as perdas que hoje todos os contribuintes estão a pagar"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório