Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Laboratório colaborativo de Idanha recruta especialistas para 13 áreas

O Laboratório Colaborativo (CoLAB) de Idanha-a-Nova está a recrutar especialistas para fomentar a investigação em torno do desenvolvimento de técnicas avançadas de produção de alimentos saudáveis e com potencial de sequestro de carbono, foi hoje anunciado.

Laboratório colaborativo de Idanha recruta especialistas para 13 áreas
Notícias ao Minuto

10:02 - 02/09/20 por Lusa

Economia Especialistas

Em comunicado, a Câmara de Idanha-a-Nova explica que o 'CoLab Food4Sustainability', laboratório colaborativo sediado em Idanha-a-Nova, está a proceder ao recrutamento de colaboradores para a sua equipa, sendo que neste momento estão abertas as candidaturas para 13 posições especializadas, cujos interessados podem consultar através do sítio na Internet (https://www.food4sustainability.org/careers).

Aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o 'CoLab' obteve um financiamento a cinco anos de 7,8 milhões de euros e prevê a criação de 20 postos de trabalho altamente qualificados no concelho de Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco.

Este laboratório colaborativo tem como objetivo colocar Portugal na vanguarda dos sistemas circulares de produção agroalimentar de baixo carbono.

"A equipa do 'CoLab' terá como objetivo a investigação e experimentação em torno do desenvolvimento de técnicas avançadas de produção de alimentos saudáveis e com potencial de sequestro de carbono", lê-se na nota.

Para isso, aposta no desenvolvimento e no teste de sistemas emergentes de intensificação sustentável, na capacitação de agricultores para adoção desses sistemas e na disseminação, educação e experimentação junto das diferentes comunidades de interesse.

"A partir de Idanha-a-Nova, um município com três selos da UNESCO e primeira Biorregião em Portugal, pretende-se implementar um modelo de desenvolvimento rural sustentável que seja, mais tarde, replicável noutras regiões da Europa e do Mundo", refere a autarquia.

O laboratório colaborativo mobiliza ainda recursos da academia, empresas, administração pública e associações do 'cluster' agroalimentar e do desenvolvimento territorial da Beira Interior.

O 'CoLab' é liderado pela aceleradora 'Building Global Innovators' (BGI) e tem entre os membros da parte da academia a Universidade da Beira Interior (UBI) e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Integra ainda as empresas Hortas d'Idanha, Sementes Vivas, Grupo Vera Cruz, Aquaponics Iberia, BlueGrowth, Algae 4 Future, Coopagrol e Mendes Gonçalves, bem como o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e a Associação de Recursos Ambientais e Alternativos.

Parte do trabalho de campo vai incidir sobre o 'Green Valley Food Lab', área de acolhimento empresarial de base rural, localizada em Idanha-a-Nova, com 55 empresas instaladas, 90% das quais a produzir já em modo biológico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório