Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Na vida das pessoas, resultados só daqui a um ano”

Luís Marques Mendes, em direto no Jornal da SIC, opinou sobre o sucesso da recuperação, muito falado durante esta semana. A emissão da dívida e o regresso aos mercados foram dois pontos-chave para ter sido “uma semana importante”. No entanto, “na vida prática das pessoas”, Marques Mendes aponta “resultados para daqui a um ano”.

"Na vida das pessoas, resultados só daqui a um ano”
Notícias ao Minuto

22:02 - 11/01/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Luís Marques Mendes

“Esta semana foi uma semana importante para o país porque os dados começam a surgir”, afirmou Marques Mendes no seu comentário semanal.

Segundo o advogado, “apesar dos dados serem positivos, na vida prática das pessoas os resultados só serão visíveis daqui a um ano”.

“No plano financeiro, temos uma emissão de dívida que foi um sucesso. Além disso, os juros da dívida têm vindo a baixar sucessivamente e o esforço nacional ajudou nesse sentido. Por outro lado, a venda da Caixa Seguro significou atracão de investimento estrangeiro para Portugal que significa confiança”, comentou.

O comentador referiu também o plano económico, apontando “o índice de empresários e consumidores que voltou a subir, a situação da bolsa, as exportações que representam 40% da riqueza nacional do PIB e o plano social, sobretudo o desemprego, que ainda está alto mas tende a baixar”.

Sobre a diminuição do desemprego, Marques Mendes conclui, afirmando que se “traduz numa componente da emigração, mas é importante apontar que já há criação líquida de emprego, mais do que no passado”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório