Meteorologia

  • 13 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 25º

Pandemia. Famílias gastaram menos, mas despesas com alimentação subiram

No total, entre abril e junho, as famílias residentes em Portugal gastaram mais de 6,2 mil milhões de euros em bens alimentares, segundo os dados do INE.

Pandemia. Famílias gastaram menos, mas despesas com alimentação subiram
Notícias ao Minuto

09:25 - 01/09/20 por Notícias Ao Minuto

Economia despesas

O segundo trimestre, que foi o mais marcado pela pandemia da Covid-19, foi um período marcado pela diminuição das despesas das famílias, conforme divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na segunda-feira. Por outro lado, foi neste período que se registou o montante mais elevado de despesas relacionadas com bens alimentares desde que há registo

No total, entre abril e junho, as famílias residentes em Portugal gastaram mais de 6,2 mil milhões de euros em bens alimentares, segundo os dados do INE

As despesas das famílias residentes em Portugal diminuíram 15% no segundo trimestre do ano relativamente ao mesmo período de 2019, devido sobretudo à quebra na compra de bens duradouros.

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas na segunda-feira pelo INE, a despesa de consumo final das famílias residentes diminuiu 15% no segundo trimestre, após uma redução de 1,0% no trimestre anterior, sendo que a despesa em bens duradouros diminuiu 27,6%, "refletindo principalmente uma quebra abrupta das aquisições de veículos automóveis".

Já em relação ao primeiro trimestre, o consumo das famílias diminuiu 14%, "verificando-se uma variação em cadeia de -23,8% das despesas em bens duradouros (sobretudo de veículos automóveis), tendo as despesas em bens não duradouros e serviços diminuído 13,0% (taxas de -8,4% e -2,3% no 1º trimestre, respetivamente)".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório