Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Marcelo diz que apoios têm "amortecido o aumento do desemprego"

Presidente da República alerta que este é o início da crise e que ainda só estamos na "ponta do iceberg".

Marcelo diz que apoios têm "amortecido o aumento do desemprego"
Notícias ao Minuto

11:28 - 31/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Desemprego

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, esta segunda-feira, que os apoios que têm sido anunciados pelo Governo no âmbito da Covid-19 têm servido para amortecer o desemprego e alerta que a situação pode piorar. 

"Sabemos que atravessamos o começo de uma crise muito profunda. Já várias vezes a qualifiquei como brutal. Estamos ainda na ponta do iceberg, porque essa crise ainda não é muito visível, têm havido medidas, [como] o lay-off simplificado, os complementos, o regime de sucessão do lay-off simplificado e outros apoios sociais que têm amortecido o aumento do desemprego", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3. 

O jornal Público dá conta, esta segunda-feira, que a taxa de desemprego entre os mais jovens já está acima dos 25% por causa da pandemia

"Sabemos que vai bater fundo a muitas famílias", destacando os idosos e os mais jovens "que tinham projetos" e agora os vêem adiados, disse ainda o Presidente da República.

A taxa de desemprego foi de 7,3% em junho e em julho terá sido de 8,1%, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta segunda-feira

O Governo prevê uma taxa de desemprego este ano de 9,6% e de 8,7% em 2021, segundo o cenário macroeconómico que integra o Programa de Estabilização Económica e Financeira. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório