Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Costa Rica pede ajuda de 1,7 mil milhões de dólares ao FMI

A Costa Rica pediu ao Fundo Monetário Internacional (FMI) uma assistência financeira de 1,7 mil milhões de dólares (1,4 mil milhões de euros) para mitigar os efeitos da crise sanitária da covid-19, anunciou o Governo.

Covid-19: Costa Rica pede ajuda de 1,7 mil milhões de dólares ao FMI
Notícias ao Minuto

06:42 - 30/08/20 por Lusa

Economia FMI

A assistência financeira, por três anos, foi pedida pelo presidente do Banco Central da Costa Rica, Rodrigo Cubero, e pelo ministro das Finanças, Elian Villegas, que enviaram uma carta dirigida à diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, a "solicitar o início de negociações".

Segundo o Governo costa-riquenho, que no sábado divulgou as intenções, o acordo de assistência financeira permitiria "colocar a dívida numa clara trajetória descendente", sendo "necessário para assegurar uma vigorosa recuperação económica" e "uma maior trajetória de crescimento económico a médio prazo".

Dados do Banco Central da Costa Rica revelam que o país terá este ano uma quebra económica de 5% devido à pandemia de covid-19, ao mesmo tempo que o défice fiscal poderá chegar aos 9% do Produto Interno Bruto (PIB) e a dívida a quase 70% do PIB.

A Costa Rica contabiliza 418 mortos por covid-19 em 39.699 casos de infeção confirmados.

A pandemia da covid-19 já provocou pelo menos 838 mil mortos e infetou quase 24,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, de acordo com um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.

A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o FMI a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 4,9% em 2020, arrastada por uma contração de 8% nos Estados Unidos da América, de 10,2% na Zona Euro e de 5,8% no Japão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório