Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lotes adjudicados. Leilão solar traz produtores "estrangeiros" a Portugal

Os lotes foram a cargo de "players estrangeiros", detalhou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em conferência de imprensa, esta quarta-feira.

Lotes adjudicados. Leilão solar traz produtores "estrangeiros" a Portugal
Notícias ao Minuto

13:09 - 26/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Leilão

O prazo para licitação de um leilão de energia solar para uma capacidade de 700 MVA (megavolt-ampere) terminou na terça-feira, um processo que abrangia lotes, no Alentejo e no Algarve. Os lotes ficaram a cargo de "players estrangeiros", detalhou o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, em conferência de imprensa, esta quarta-feira. 

Detalhou ainda o governante que, por exemplo, a Iberdrola e a Endesa, ambas com atividade em Portugal, ficaram com um lote cada uma. A principal empresa vencedora foi a coreana Hanwha Q Cells, que ficou com seis lotes.

O ministro do Ambiente sublinhou as vantagens do leilão de energia solar, referindo que as poupanças poderão ascender aos 559 milhões de euros.

"Vamos pagar menos eletricidade ao longo dos anos", acrescentou ainda o secretário de Estado da Energia, João Galamba, na mesma conferência de imprensa.

As primeiras versões do Plano Nacional Energia e Clima (PNEC) 2021-2030, aprovado em 21 de maio deste ano, apontavam a eletrificação pura como o caminho para a neutralidade carbónica, que o Governo se propôs atingir em 2050.

O prazo para apresentação de candidaturas começou em 8 de junho e terminou em 31 de julho, tendo fonte oficial do Ministério do Ambiente confirmado que a licitação iria ocorrer em 24 e 25 de agosto. Segundo disse o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes no dia 7 de agosto havia 35 empresas inscritas para participar neste processo.

Os candidatos teriam de mostrar que conseguem assegurar os direitos dos terrenos que pretendem ocupar para a implementação das centrais solares e estão sujeitos a penalizações na caução que terão de entregar, caso não cumpram os requisitos impostos pelo Estado e que já foram publicados no 'site' da DGEG.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório