Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Entrevista de emprego digital? Sete dicas para ser bem-sucedido

As entrevistas de emprego deixaram de ser só presenciais e há quem já as faça via Internet. Ainda assim, "embora a tecnologia possa ser mais avançada numa entrevista feita por Skype, ter uma boa postura na mesma é um valor universal", sublinha a empresa especialista em recurtamento Michael Page.

Entrevista de emprego digital? Sete dicas para ser bem-sucedido
Notícias ao Minuto

07:00 - 29/08/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Entrevista

Numa altura em que o mundo digital ganha cada vez mais relevância, o mercado de trabalho também se ajusta a esta realidade. A pandemia veio acelerar a digitalização de vários segmentos e o recrutamento é um deles. 

As entrevistas de emprego deixaram de ser só presenciais e há quem já as faça via Internet. Ainda assim, "embora a tecnologia possa ser mais avançada numa entrevista feita por Skype, ter uma boa postura na mesma é um valor universal", sublinha a empresa especialista em recurtamento Michael Page. 

Conheça sete dicas para ser bem-sucedido: 

1. Verifique a funcionalidade no seu Computador - "O seu computador funciona corretamente? A sua internet está ativa e o sinal é bom? Certifique-se de que todos estes aspetos estão a funcionar em pleno."

2. Espere pela sua vez de falar - "Para ajudar a que a conversa flua suavemente, aguarde um pouco mais do que aguardaria caso estivesse a fazer a entrevista presencialmente, caso contrário, poderá dar-se o caso de o entrevistador ainda não ter terminado a sua frase."

3. Olhe para a câmara - "O seu primeiro instinto será olhar para o entrevistador e não para a câmara. Apesar de parecer estranho estar a olhar para o pequeno ponto da sua Webcam, conseguirá criar uma relação mais próxima com o recrutador."

4. Pense no espaço à sua volta - "Não aposte em ter um plano de fundo que possa distrair o entrevistador e, além disso, certifique-se de que o espaço se encontra devidamente arrumado. Teste diferentes opções de iluminação até encontrar aquilo que considera funcionar melhor. Opte por uma iluminação que não escureça a imagem, algo que irá acontecer caso a luz esteja diretamente atrás de si."

5. Minimize possíveis interrupções - "Colocar o seu telemóvel no silêncio é apenas o começo. Pense em qualquer outra coisa que possa distraí-lo durante a sua entrevista e programe tudo para que tal não aconteça."

6. Atualize o seu perfil do Skype - "Se o seu nome de utilizador de Skype não for profissional, a sua entrevista poderá começar de má forma, logo desde o início."

7. Pense num plano B - "Guardou o contacto do recrutador? É algo essencial no caso de ter algum percalço tecnológico aquando da entrevista. Aconselhamos a que tenha o endereço de e-mail do recrutador para que possa enviar uma mensagem de agradecimento alguns dias após a entrevista."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório