Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Governo e Total assinam acordo para segurança do projeto de gás natural

O Governo moçambicano e a Total assinaram um memorando de entendimento para uma força conjunta para a segurança do projeto de gás natural do consórcio da multinacional francesa em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou hoje a empresa.

Governo e Total assinam acordo para segurança do projeto de gás natural
Notícias ao Minuto

13:08 - 24/08/20 por Lusa

Economia Cabo Delgado

Em comunicado divulgado hoje, a Total avança que o acordo preconiza que o consórcio - Total E&P Mozambique Área 1 - preste apoio logístico à força conjunta.

Por seu lado, as autoridades moçambicanas devem assegurar que a força conjunta atue de acordo com os Princípios Voluntários sobre Segurança e Direitos Humanos (VPSHR), um conjunto de padrões internacionais que regulam a relação entre empresas do setor extrativo, forças de defesa e segurança e comunidades.

O ministro dos Recursos Minerais e Energia moçambicano, Max Tonela, citado na nota, manifestou "orgulho" com o memorando de entendimento, enfatizando a criação de condições de segurança para o desenvolvimento de projetos de gás natural na província de Cabo Delgado.

"Este memorando de entendimento reforça medidas de segurança e esforços para a criação de um ambiente operacional seguro para parceiros como a Total, que permita o seu investimento contínuo na indústria moçambicana, para pequenas e médias empresas e para as nossas comunidades", declarou Max Tonela.

O diretor-geral da Total em Moçambique, Ronan Bescond, disse que, "tendo em conta a situação de segurança em Cabo Delgado, a prioridade é garantir a segurança dos trabalhadores e das operações do projeto".

"Reconhecendo os benefícios que o projeto Mozambique LNG trará para as comunidades locais, o país e todas as partes envolvidas, a Total e o Governo de Moçambique estão empenhados em assegurar progressos contínuos rumo à entrega bem-sucedida do projeto", disse Ronan Bescond.

A província de Cabo Delgado é alvo de ataques por grupos armados desde outubro de 2017, que já causaram a morte de, pelo menos, 1.059 pessoas em quase três anos, além da destruição de várias infraestruturas.

De acordo com as Nações Unidas, a violência armada levou à fuga de 250.000 pessoas de distritos afetados pela insegurança, mais a norte da província.

A autoria de algumas das ações armadas em Cabo Delgado já foram reinvidicadas pela organização "jihadista" Estado Islâmico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório